Kits com CDs de alagoanos são distribuídos nas rádios do interior
Como incentivo à música alagoana, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) vai enviar para as rádios do interior, kits com a produção dos principais nomes da música alagoana e vencedores do Prêmio de Incentivo à Produção de CDs e/ou DVDs realizado pela Secretaria.
Os pacotes contam com dez CDs e um DVD dos vencedores que trouxeram suas produções para a Secult. Os artistas que terão suas produções neste kit se inscreveram por meio de um edital que abriu espaço para todos os gêneros músicais. A única exigência era a de ser um artista da terra.
Segundo o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, os kits serão distribuídos na próxima semana. “Estamos enviando para uma relação de rádios e quem não receber pode entrar em contato com a Secult para fazer a solicitação do kit. Nosso interesse é que essas músicas sejam tocadas em todo o Estado”, disse.
Entre os nomes contemplados, estão as bandas Eek, Turma da Maré, Chakras e Coisa Linda Sound System. Participaram ainda os cantores Wado, Wellington Pinheiro, Naldinho, Petrúcio Baêtto, Josenildo Gomes, Ygo.
Um dos vencedores, o projeto A Turma da Maré, contém canções compostas pelos alunos do curso de Música da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Com o conteúdo voltado para o desenvolvimento musical, o grupo trabalhou de forma lúdica o conhecimento dos ritmos e estilos musicais.
Já o cantor Wado ganhou o prêmio em duas categorias. Para ele, a iniciativa de interiorizar a cultura é muito interessante. “O meu trabalho chega mais fácil em outros Estados do que no interior de Alagoas. Minha música chegou aos municípios por meio da Caravana Cultural e o prêmio foi providencial para a realização do meu novo cd”, disse o cantor.
“É importante divulgar as músicas e os artistas locais. Muitas vezes as rádios não têm acesso ao material e por isso vamos promover esta distribuição, para que alagoanos do Estado inteiro possam conhecer as nossas riquezas musicais”, disse o superintendente de Fomento e Apoio à Produção Cultural, Cleonilson Alves.
Todo o material foi produzido durante o ano de 2010 e os recursos foram oriundos do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (Fdac).
