A presidenta da Executiva Estadual do PSB, Kátia Born, perdeu pela terceira vez na justiça sua tentativa de cassar o mandato da vereadora Tereza Nelma na presidência do PSB de Maceió. O juiz convidado do Tribunal de Justiça, Celyrio Adamastor Tenório Accioly recusou novamente um recurso contra a liminar concedida à Tereza Nelma pelo juiz da 7ª Vara Cível, José Afrânio dos Santos Oliveira. Kátia queria a retratação da decisão ou sua remessa ao colegiado, mas perdeu.
“A Kátia continua desinformando os filiados do PSB e a sociedade, afirmando que o Congresso, realizado no sábado, seria ilegal. Isso é falso. Uma decisão judicial me reconduziu ao cargo, do qual fui afastada por um golpe, que violou grosseiramente o Estatuto e o Regimento do PSB. Reuni o Diretório que convocou o Congresso de acordo com o Estatuto. Mais do que isso, nosso Congresso teve legitimidade. Por que a Kátia não organizou sua chapa e ganhou no voto?”, questiona a vereadora Tereza Nelma.
A presidenta do Diretório Municipal, reeleita em um Congresso que contou com a participação de mais de 600 filiados, acrescenta que a “Kátia está falando por ressentimento pessoal, pois ainda não reuniu a Executiva para tratar de suas derrotas. Vários membros do Diretório Estadual estiveram lá. Toda a direção estadual foi convidada. Queremos a unidade. Queríamos que o deputado Sextafeira falasse sobre a política do PSB para 2010, mas ele não foi. O Reinaldo Falcão, membro da Executiva Estadual e do Diretório Nacional, fez uma bela exposição. E nos incentivou a continuar. Até o candidato a presidente da República do nosso partido, Ciro Gomes, enviou uma mensagem desejando êxito”, conta Tereza Nelma.
Estiveram também presentes no Congresso do PSB vários dirigentes de entidades sociais, e representantes partidários, como o deputado Judson Cabral, vice-presidente; o vereador Paulo Corintho, presidente do PDT de Maceió; e o presidente estadual do PCB, Diógenes Paes.
O professor doutor e escritor Sávio Almeida, que falou sobre os novos rumos da esquerda em Alagoas, disse que “vocês precisam ter cuidado com a legalidade. Mas eu, como analista político, estou me lixando para essa legalidade. Partido de esquerda tem o papel de realizar mudanças. A resistência de vocês é um das coisas mais importantes que estão ocorrendo, um movimento que desperta esperança na esquerda alagoana. Vocês estão defendendo o direito de todos os militantes construírem as políticas, que hoje já vêm prontas de dirigentes que só buscam forças para se sustentarem nos cargos públicos. Essa “legalidade” tem que mudar”.
