O dia do índio comemorado ontem, 19 de abril, foi marcado em Penedo por danças indígenas da Tribo Kariri Xocós. Na programação do SESC Literário que foi desenvolvida na Orla Ribeirinha na tarde de ontem, numa parceria com o Sindicato Lojista de Penedo, diversas crianças puderam ouvir histórias com contadores das trupes teatrais de Maceió, além de participar de atividades recreativas e receber pipoca e algodão doce durante as ações culturais.
Com danças indígenas que representam a identidade cultural da tribo Kariri Xocós, os índios apresentaram danças correspondentes a saudação do Deus Maior, a dança da lança que representa o duelo de dois índios por uma moça índia e também fizeram a dança do segredo indígena que para eles representa a alma cultural de seu povo.
A manifestação que lembrou o Dia do Índio foi a única registrada em Penedo. A programação do Festival de Tradições Populares realizado pela Prefeitura, terminou no sábado e a passagem do 19 de abril quando comemoramos o dia dos povos indígenas ficou esquecido pela municipalidade.