×

Alagoas

Justiça Solidária promove mais de 14 mil atendimentos em menos de um mês

Um total de 14.265 atendimentos realizados. Esse é o saldo das ações do projeto Justiça Solidária do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). Em menos de um mês, o projeto de resgate da cidadania para vítimas das enchentes esteve em quinze municípios, oferecendo mais de dez tipos de serviços gratuitos para as pessoas afetadas pela tragédia.

“Estamos convencidos de que fizemos um bom trabalho. Quando pensamos em realizar esses mutirões, tínhamos como foco as vítimas das enchentes, nosso objetivo era exatamente tentar minimizar a dor e o sofrimento daqueles que perderam tudo, resgatando seus documentos, para que eles possam recomeçar suas vidas”, destacou o juiz responsável pelo Projeto Justiça Itinerante do TJ/AL, Domingos Araújo.

Um dos serviços mais solicitados foi a emissão da carteira de identidade, com um total de 2.625 emissões. Outros documentos como CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Registro de Nascimento e INSS também foram emitidos para a população. Rio Largo foi um dos municípios que mais utilizaram os serviços da “Justiça Solidária”, totalizando 2.548 atendimentos realizados durante os dois dias em que o projeto esteve na cidade situada na região metropolitana de Maceió.

Desenvolvida pela Justiça Itinerante do TJ/AL, em parceria as prefeituras e órgãos dos governos estadual e federal, a ação solidária começou em São José da Laje, no Vale do Mundaú, terminando suas atividades na última quarta-feira, 11, em Campestre, região Norte alagoana. O Projeto Justiça Solidária teve ainda o apoio do do Banco do Brasil, Transpal, Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Caixa Econômica Federal, Comitê Estadual pela Erradicação do Sub-registro Civil de Alagoas, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Instituto de Identificação, FERC, Secretaria Estadual de Assistência Social, PM/AL, Exército, Defensoria Pública Estadual e Ministério Público.