×

Penedo

Justiça não vai divulgar data da retomada de áreas do aeroporto de Penedo

Justiça não vai divulgar data do cumprimento de mandado de reintegração de posse do aeroporto de Penedo

Passados três dias do fim do prazo para cumprimento do mandado de reintegração de posse das áreas ocupadas no Aeroporto Freitas Melro, localizado em Penedo, a justiça federal não vai informar quando irá fazer valer a ordem que poderá ser cumprida a qualquer momento. A informação foi passada ao portal de notícias Aqui Acontece na tarde desta segunda-feira, 16, por meio da assessoria de comunicação da 3ª Vara da Justiça Federal, situada em Maceió.

A justificativa apresentada para a omissão da informação de interesse público está relacionada com eventuais articulações de resistência à desocupação dos terrenos situados no entorno do campo de pouso. Ainda segundo a assessoria de imprensa da Vara Federal, não há nenhum ação judicial que tenha revertido ou suspendido, mesmo de forma liminar, o cumprimento do mandado de reintegração direcionado aos 73 posseiros que cultivam, em sua grande maioria, pequenas roças com cultivo de subsistência.

Outro fator a ser considerado, não confirmado pela assessoria consultada, seria a falta de máquinas para realizar a derrubada dos imóveis construídos irregularmente na área que pertence à Aeronáutica. Como a justiça federal não dispõe de equipamentos próprios para o serviço, a cessão dos tratores estaria por conta da disponibilidade das máquinas da prefeitura de Penedo, responsável pela administração do aeroporto, conforme contrato ainda vigente entre o município e o governo federal.