Um dia de distribuição gratuita de cidadania e de auxílio ao próximo. Foi assim nesta segunda-feira (19), no município de São José da Lage, com o início das atividades do Projeto Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), nos municípios alagoanos atingidos pelas recentes enchentes. Centenas de moradores tiveram a oportunidade emitir segundas-vias de documentos como CPF, identidade, título de eleitor, registro de nascimento e cadastro em programas assistenciais, como o Bolsa Família.
Entre os parceiros, o TJ tem o apoio da Caixa Econômica Federal que disponibilizará estandes para atendimento informatizado de emissão de CPF (Cadastro de Pessoa Física). Segundo o juiz Domingos Neto, os documentos serão emitidos exclusivamente para as vítimas das enchentes que não possuem condições financeiras de fazer uma segunda via. “Não emitiremos primeira via de documento, apenas a segunda via para os cidadãos que não possuem condição financeira de pagar por ela”, afirma.
Nesta terça-feira, 20, o Projeto Justiça Itinerante irá atender às vítimas da catástrofe que residem no município de União dos Palmares, um dos mais afetados pela enxurrada. Na próxima quarta, dia 21, o destino do mutirão é a cidade de Santana do Mundaú. Nos dias 22 e 23 será a vez do município de Branquinha.