×

Política

Justiça Federal inocenta prefeito de Piaçabuçu Dalmo Santana Júnior

Gestor foi acusado de desviar recursos da merenda

O prefeito de Piaçabuçu, Dalmo Santana Júnior (PSB), foi inocentado por unanimidade durante julgamento do Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5ª), em Recife.

O gestor era suspeito de desviar recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Há época, as investigações apontaram fraudes em licitações para a compra da merenda escolar.

A operação desencadeada no interior e capital de Alagoas, no ano de 2013, envolveu 130 agentes da Polícia Federal e foi batizada de ‘Cabipe’, que significa ‘mentira’ no idioma Romani, língua falda pelos ciganos que fundaram a cidade de Tanque d’Arca, município também alvo da operação.

Afastamento

Em seu segundo mandato como prefeito de Piaçabuçu, Dalmo Santana Júnior prestou depoimento na sede da PF. E ainda, o desembargador federal Rogério Fialho aplicou medida cautelar o afastando por 07 meses da administração.

Julgamento

Na tarde do último dia 11 de fevereiro, o desembargador relator Rogério Fialho e o presidente do julgamento, o também desembargador Francisco Wildo Lacerda Dantas, durante sessão do Pleno do TRF da 5ª Região, absolveu por unanimidade o gestor das acusações de desvio de verba pública.