As inscrições para o programa de estágio da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) começam no dia 29 de abril e vão até 17 de maio, para diferentes áreas de graduação. Os estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Informática, terão a oportunidade de estagiar na sede da Seção Judiciária de Alagoas, em Maceió e também nas Subseções Judiciárias de Arapiraca, União dos Palmares e Santana do Ipanema. O processo seletivo oferecido pela instituição busca preencher o cadastro de reserva de estágio não-obrigatório e a lotação do estudante será definida pela disponibilização de vagas nas diversas unidades.
A primeira fase do certame acontece no dia 24 de maio, às 8h, com a realização de uma prova escrita. A segunda e última fase do processo acontece entre os dias 20 e 21 de junho, com entrevista conduzida pelo titular da unidade de interesse. No entanto, para os candidatos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração, também haverá um teste prático de Excel no mesmo dia da entrevista e o resultado final das avaliações está agendado para o dia 26 de junho.
Os candidatos deverão comparecer ao local das provas e da entrevista com a antecedência de 60 minutos, portando o comprovante de inscrição, RG ou documento oficial de identificação com foto, caneta esferográfica azul ou preta e para quem fizer prova na cidade de Maceió, será necessário também trazer uma prancheta.
No momento da contratação, o candidato aprovado deve estar devidamente matriculado a partir do 3º período do curso ou comprovar tempo mínimo remanescente de um ano para a respectiva conclusão. O estágio terá duração de um ano, prorrogável por igual período, a critério exclusivo do titular da unidade a que estiver vinculado.
Programa de estágio
O programa de estágio da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) oferece a oportunidade para os estudantes desenvolverem suas habilidades enquanto contribuem para o funcionamento eficaz da instituição. A experiência prática não apenas enriquece o aprendizado dos estudantes, mas também traz novas perspectivas.
Ao ser aprovado no processo seletivo, o estagiário cumprirá jornada de 20 horas semanais, devendo o horário corresponder ao expediente da Seção Judiciária de Alagoas e compatibilizar-se com o horário do curso de graduação em que esteja matriculado. A JFAL oferecerá o auxílio financeiro correspondente a R$ 1.200,00, além do auxílio-transporte no valor diário de R$ 12,00.
Para conferir na íntegra os detalhes do processo seletivo, assim como como o conteúdo programático para cada área, acesse o edital:
Fonte: JFAL