Os eleitores maceioenses passam a contar com mais dois postos para o recadastramento biométrico. Um deles começou a funcionar na quarta-feira, 27, na Escola Estadual de Cegos Ciro Accioly, na Rua Pedro Monteiro, no centro da cidade. O outro tem suas atividades iniciadas hoje pela manhã, a partir das 9 horas, em um prédio alugado pelo Tribunal Regional Eleitoral, na Rua Cônego Costa, 3738, próximo à Praça Lucena Maranhão, no bairro de Bebedouro.
De acordo com a assessoria de imprensa do TRE, os novos postos surgiram em decorrência de uma série de medidas adotadas pela Justiça Eleitoral para facilitar o acesso aos seus serviços. O posto de Bebedouro, por exemplo, está situado na área de jurisdição da 3ª Zona Eleitoral, de quase 140 mil eleitores.
A 3ª Zona Eleitoral abrange, além de Bebedouro, os bairros de Bom Parto, Chã da Jaqueira, Chã de Bebedouro, Fernão Velho, Levada, Mutange, Ponta Grossa, Pontal da Barra, Prado, Rio Novo, Trapiche da Barra e Vergel do Lago.
Além desses dois postos, os eleitores de Maceió, podem realizar o recadastramento biométrico na Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) e no fórum eleitoral situado na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol. Os postos funcionarão das 8 às 15 horas dos dias úteis.
Quem não se recadastrar terá o título cancelado e sofrerá todas as restrições cabíveis a quem não possui inscrição eleitoral regular. Além de não poder votar nas próximas eleições, não poderá, por exemplo, tirar passaporte, efetuar matrícula em instituições públicas de ensino, tomar posse em cargos públicos e renovar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
O recadastramento serve também como primeiro passo para que, no futuro próximo, esses cidadãos recebam um documento único de identificação, chamado Registro de Identificação Civil (RIC), em substituição à carteira de identidade, CPF, título de eleitor, entre outros.
Para o atendimento, os eleitores devem apresentar documento de identidade -exceto passaporte – e comprovante de residência. A Carteira Nacional de Habilitação não será aceita para a confecção do primeiro título, caso em que os cidadãos do sexo masculino com 18 anos ou mais deverão apresentar, também, certificado de alistamento militar ou de reservista.