×

Política

Justiça cumpre mandado na Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios

Eleição de 'Maria do Leite' para presidente da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios está sendo investigada

Acompanhada pela Polícia Militar, uma oficial de Justiça cumpriu na manhã desta quinta-feira, 11, um mandado de busca e apreensão de documentos e de computadores na Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios. A operação é resultado da investigação do Ministério Público Estadual (MPE) sobre suspeita de irregularidades na eleição e posse da atual Mesa Diretora, presidida por Maria de Souza Queiroz, mais conhecida 'Maria do Leite'.

Após denúncias de quatro vereadores, o MPE constatou que o regimento interno foi modificado para permitir de forma antecipada a eleição, o que neste caso geraria, inclusive, um terceiro mandato consecutivo para o presidente – o que é proibido na Lei Orgânica do Município.

Segundo o promotor de Justiça Rogério Paranhos, a vereadora Maria de Souza Queiros (PDT) estava impedida judicialmente de tomar posse na presidência da Câmara, bem como os demais integrantes da Mesa Diretora. Ele explicou que a juíza Isabelle Coutinho Dantas suspendeu o ato no dia 30 de dezembro, após o pedido feito pelo MPE.

Paranhos acrescentou que desde o mês passado tenta resolver o impasse, inclusive com a edição de uma recomendação aos vereadores para que evitassem o conflito e mantivessem a eleição e posse para o primeiro dia da sessão legislativa, como está na Lei Orgânica. “Infelizmente o grupo que apóia a presidente não seguiu a nossa recomendação e foi preciso judicializar a questão”, afirmou. “A juíza informou ao promotor de Justiça da área criminal que investigue o caso para constatar se houve algum crime cometido pelos vereadores”, explicou Rogério Paranhos.