×

Alagoas

Justiça coleta material para reconhecimento de paternidade

Noventa coletas de material para reconhecimento de paternidade foram realizadas em Penedo

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), presidida pela desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, realizou nesta sexta-feira (23), no Fórum de Penedo, mais uma etapa do projeto Mutirão da Cidadania. Durante a ação, houve 90 coletas de material genético para exames de DNA e consequente reconhecimento de paternidade de crianças que não têm o nome do pai no registro de nascimento.

O mutirão que também beneficiou moradores de Coruripe, Igreja Nova, Junqueiro, Piaçabuçu e Porto Real do Colégio conta com a parceria do Laboratório de DNA Forense da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A coordenadora do projeto Cidadania e Justiça na Escola, juíza Maria de Fátima Pirauá, ressaltou a importância da inciativa no interior do Estado.

“Trazer ações como essa para o município de Penedo é promover cidadania à população local e aproximar a Justiça daqueles mais carentes, que muitas vezes não têm condições financeiras para arcar com o deslocamento para capital”, avaliou a juíza.

Durante a ação na região do Baixo São Francisco, professores e pais de alunos da Escola Municipal Manoel Soares de Melo e da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto assistiram a palestra sobre Direitos e Deveres do aluno, ministrada pela juíza de Igreja Nova, Emanuela Bianca de Oliveira Porangaba Barbosa.