
Os jovens com idade para alistamento militar já podem fazer esse procedimento no Centro da cidade. A Prefeitura de Maceió e o Exército inauguraram, nesta quinta-feira, a nova Junta de Serviço Militar, que passa a funcionar num prédio mais novo e com melhores condições de atendimento.
O imóvel fica ao lado da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), na Rua Buarque de Macedo, 170. Durante a inauguração, o prefeito Cícero Almeida destacou a descentralização da Junta de Serviço Militar, que também tem uma unidade no bairro do Benedito Bentes.
O secretário de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio de Maceió, Sérgio Vilela, enfatizou que o serviço de alistamento militar atende a muitos jovens, por isso a importância do novo espaço. “De janeiro a abril deste ano, foram alistados mais de 6 mil jovens em Maceió. Por isso a necessidade de um novo local, adequado para receber esses jovens”, disse ele, explicando que há, também, um planejamento para estender o horário de funcionamento da Junta para o período da tarde”, conta o secretário.
Para o comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz), coronel Pinto Sampaio, o alistamento militar quase sempre representa o primeiro emprego para muitos jovens. “E agora eles têm um local mais perto do Centro para se alistar”.
Segundo a Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964, nos municípios administrativos onde existirem Juntas de Serviço Militar (JSM) como órgão de execução, estas serão presididas pelos prefeitos, tendo como secretário um funcionário do município ou agente estatístico local, de reconhecida idoneidade moral.
Para completar, a mesma lei afirma que a responsabilidade de instalação e manutenção das Juntas, em qualquer caso, é de competência do município.