A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) realizará a próxima sessão da reunião plenária em Arapiraca. Com a cidade com o segundo maior número de empresas no estado como ambiente, o encontro será promovido nesta sexta-feira (22), na sede da Prefeitura Municipal de Arapiraca, no bairro Santa Edwiges.
As reuniões plenárias acontecem mensalmente, sendo compostas pela diretoria da Junta Comercial e pelo colégio de vogais, com o intuito de julgar os recursos interpostos das decisões definitivas e decidir sobre o assentamento dos usos e práticas mercantis. Na oportunidade, como convidado, estará presente o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa.
Para a reunião desta sexta, estão programadas discussões sobre dois processos administrativos, a apreciação e a deliberação sobre a atualização das taxas referentes aos serviços da Juceal e a apresentação dos dados empresariais de Arapiraca e do nível de integração do município à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
“Será a segunda reunião do ano que faremos de forma itinerante e será uma oportunidade para estreitarmos ainda mais a relação com uma cidade tão importante do nosso estado. O registro empresarial ágil e digital é uma realidade, mas precisamos evoluir com a legalização dos negócios e ampliar o desenvolvimento do ambiente empresarial, por isso essa regionalização da reunião plenária se mostra tão necessária”, destaca o presidente da Juceal, Ricardo Dória.
A primeira reunião plenária de forma itinerante aconteceu em janeiro, em Penedo. O encontro a ser sediado em Arapiraca, por sua vez, decorreu de sugestão do vogal da Juceal representante do Governo Federal, Lucas Barbosa.
Entidade responsável pelos processos de abertura, alteração e baixa empresarial no estado, a Junta Comercial possui formação colegiada, na qual o colégio de vogais também funciona como setor deliberativo superior. O vocalato da Juceal é composto por doze entidades representativas de setores empresariais, governamentais e classes profissionais como advogados, economistas, contadores e administradores.
Agência Alagoas