×

Alagoas

Junta Comercial de Alagoas inicia distribuição de cartilhas informativas

Contabilista Marcello Quirino destaca os benefícios da cartilha

Pensando em auxiliar os contadores, advogados e empresários, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) desenvolveu cartilhas informativas que contemplam as categorias empresariais Eireli, Sociedade Limitada e Empresário. A distribuição do material já foi iniciada e pretende contemplar todo o público que tem demandas com a junta.

As cartilhas são didáticas e, além de definirem juridicamente, versam sobre a constituição, capacidade para ser titular, nome empresarial e consulta prévia (para que os contribuintes continuem se familiarizando com a Redesim). Além de conter informações sobre transformação, arquivamento e alteração, com as partes específicas de cada tipo empresarial.

As cartilhas foram confeccionadas com design moderno, que realça a logo da Juceal e difere em cores cada cartilha, de acordo com seus temas: vermelha para Eireli, azul para Sociedade Limitada e verde para Empresário.

O presidente da Juceal, José Lages Júnior, avalia as cartilhas como uma conquista para os contribuintes como também para a Junta Comercial. “Os contribuintes poderão ter acesso à informação de maneira prática, auxiliando a realização dos serviços com eficácia. O resultado que esperamos é a diminuição de exigências, conferindo celeridade ao trabalho da assessoria técnica”, falou.

O contabilista Marcello Quirino foi o primeiro a receber as cartilhas das mãos do presidente da Junta Comercial. Ele considerou uma grata surpresa a confecção das cartilhas. “Fiquei surpreso pelas cartilhas serem elaboradas e lisonjeado em ser o primeiro a receber. Mas não esperava nada diferente da atual gestão da Juceal”, comentou.

O contador ainda estimou os benefícios dos livretos que, pelo esclarecimento que proporcionam, favorecem contabilistas, advogados e empresários na elaboração dos seus atos, evitando a demora na liberação de suas solicitações.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas, Carlos Henrique do Nascimento, também avaliou o conteúdo das cartilhas. “Os contadores poderão ter acesso às informações pontuais, de maneira didática, que facilitarão o trabalho. Com essa iniciativa da Junta Comercial a classe contabilista só tem que agradecer”, avaliou.