A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) concluiu, nessa segunda-feira (22), a análise dos todos os processos que estavam em atraso. As pendências aconteceram devido à fase de adaptação ao novo sistema, implantado em 17 de novembro e que permite o fluxo processual totalmente online, o Junta Digital. O contratempo foi solucionado devido aos regimes de plantão realizados pelos analistas técnicos para estabilizar o fluxo antes da paralisação das atividades do órgão alagoano de registro.
De 5 a 22 de dezembro, foram analisados 1.109 processos. Até a última quinta-feira (18), existiam ainda 368 processos na fila para deferimento. Dentre eles, havia processos protocolados desde dia 10 de dezembro. Porém com o trabalho dos analistas do órgão, o número caiu para 222 na sexta-feira (19), sendo totalmente zerado nesta segunda.
O diretor de registro da Juceal, José Correia Torres, ressalta que houve um esforço desde o começo da implantação do sistema para estabilizar o fluxo processual, mas que nos últimos três dias de expediente foi empreendida uma “força-tarefa com ajuda de outros setores” para que houvesse a normalização.
“Houve a entrada de muitos processos, mas com esta força tarefa que ficou trabalhando além das 21h todo dia, nós conseguimos zerar. Agora esperamos que o fluxo normalize e fique mais rápido”, destaca o diretor que frisou ainda que para a continuidade do trabalho, os clientes devem ter atenção a fim de evitar erros simples e, da mesma forma, o retrabalho dos analistas da Junta Comercial.
Para o assessor especial do órgão, Kleber Pereira, o problema com o atraso aconteceu por causa de algumas complicações iniciais com o sistema, como o não funcionamento nos primeiros dois dias, grande número de processos acumulados e aumento de atendimentos, subindo de 80 para 220 por dia.
Segundo Pereira, a previsão de que, com estabilização do Junta Digital, a saída dos processos empresariais aconteceria em poucas horas está mantida. Comprovando isto, o assessor afirma que todos os processos que forem protocolados hoje serão analisados, não deixando pendências para o início dos trabalhos no próximo ano.
Esta terça-feira (23) marca o último dia de expediente no órgão alagoano de registro em 2014. O órgão paralisará todas as suas atividades por causa da conclusão da reforma de sua sede. Os serviços presenciais e online da Juceal serão retomados normalmente no dia 2 de janeiro.
