×

Alagoas

Junta Comercial atualiza tabela de preços

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) atualizou a tabela de preços referente aos valores pagos para arquivamento de processos de registro empresarial e atividades afins no estado. Disponibilizados no portal do órgão, os preços reajustados foram homologados pela Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Alagoas (Seplande) e entrarão em vigor nesta quinta-feira (6), de acordo com a Portaria Juceal nº 003/2014, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 27 de janeiro e republicada no dia 28.

Para conferir os valores atualizados, basta acessar o endereço www.juceal.al.gov.br e selecionar a opção Tabela de Preços no menu de Acesso Rápido.

A atualização da tabela de preços da Junta Comercial é baseada no Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM), calculado e divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e efetivada no mês de janeiro de cada ano, como determina a Resolução Plenária Juceal nº 22/2011.

Segundo Izabele de Almeida, coordenadora Setorial de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade da Juceal, o IGPM é calculado de acordo com a inflação, com a oscilação da economia brasileira. “O índice é mensal, mas utilizamos o acumulativo dos 12 meses e atualizamos a tabela da Junta Comercial apenas uma vez por ano para poder acompanhar as variações de mercado”, esclarece.

José Lages Júnior, presidente da Juceal, explicou que acompanhando a movimentação do mercado, o órgão pode ofertar cada vez mais serviços de qualidade. “Com a inflação, o custo de manutenção da Junta Comercial também aumenta. A atualização anual da nossa tabela de preços é uma forma de continuar atendendo os contribuintes com excelência”, detalha.

Investimentos

Em 2013, a Juceal apostou em modernização e na qualidade de seus serviços, garantindo importantes investimentos para seu parque tecnológico e reforma de sua sede, com conclusão prevista ainda para 2014.

Contemplada com recursos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste), a reforma da sede da Junta Comercial proporcionará maior conforto aos contribuintes, além de um espaço mais moderno.

Já na área tecnológica, a Juceal adquiriu um gerador, novos servidores, no break e um storage. O Diretor de Tecnologia da Informação da Junta Comercial, José Álvaro de Oliveira, explicou que estas ferramentas possibilitarão um ambiente mais seguro e eficaz para os serviços do órgão.

“O gerador é uma importante aquisição. Com ele, os serviços de atendimento, análise e chancela dos processos não irão mais ser interrompidos por falta de energia ou problemas de rede elétrica. Além disto, conseguiremos replicar nossa base de dados e mantê-la em um local seguro. Porque, se porventura, algum incidente ocorrer em nossa sede, teremos todos os dados preservados em um servidor no Instituto de Tecnologia do estado”, detalha José Álvaro de Oliveira.