Para simplificar o registro de negócios, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) expandiu o atendimento com os pontos do serviço Juceal Express. Com as mudanças nas gestões municipais ocorridas neste ano, algumas unidades sofreram alterações no funcionamento, necessitando de capacitação dos novos atendentes. E, devido a isso, a Juceal alerta os empresários e os profissionais que lidam com o registro empresarial sobre qual a unidade mais próxima para dar entrada à documentação.
No Sertão alagoano, estão disponíveis as unidades de Pão de Açúcar, Santana do Ipanema e Olho d’Água das Flores, inaugurada no último dia 1º. No Agreste, os pontos situados em Arapiraca e Palmeira dos Índios funcionam normalmente. No Leste alagoano, por sua vez, Boca da Mata, Capela, Coruripe, Junqueiro, Messias, Penedo, Porto Calvo, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela contam com funcionamento regular das unidades.
O Juceal Express é um serviço ofertado nos municípios alagoanos, em parceria com as prefeituras, que disponibilizam agentes de atendimento capacitados pela Juceal. Dessa forma, é possível oferecer a protocolização de processos mercantis aos empresários de cada município, como também oferecer apoio aos clientes em relação ao funcionamento do Portal Facilita Alagoas.
As demais cidades que possuem unidades do Juceal Express, mas que estão com o funcionamento suspenso, estão sendo procuradas pela Junta Comercial para agendar a capacitação do novo agente para atendimento no município.
“Estamos fazendo o monitoramento de cada unidade inaugurada, observando se existem processos em exigência que estão pendentes ou se a unidade vai precisar de novo atendente. Exemplo disso foi a situação encontrada em Arapiraca, onde o serviço estava parado no começo deste ano, mas, logo após o nosso contato e algumas conversas, a prefeitura voltou com o serviço”, ressaltou o presidente da Juceal, Carlos Araújo.
Segundo o gerente da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas, Edmundo Lins, o serviço no interior do Estado traz vantagens como economia de tempo e de dinheiro aos empresários, além de oferecer o serviço na própria cidade sem a necessidade de que o cliente se desloque para a capital. Para retorno regular de cada Juceal Express, a Junta Comercial vem promovendo treinamentos para as unidades que contaram com mudanças.
“Na sede da Juceal, o servidor municipal vai passar pela capacitação, que dura em torno de cinco dias, referente a protocolo do processo, onde são observadas a ordem e a documentação exigida, até a digitalização desses documentos, que são enviados on-line para o analista na sede da Juceal, onde é feita a análise do processo”, pontuou.
No próximo dia 14, será inaugurado o Juceal Express em Delmiro Gouveia. O serviço de atendimento ofertado nas unidades é similar ao encontrado na sede da Junta Comercial, podendo o cliente dar entrada aos processos de abertura, alteração e baixa empresarial.
