Para quem gosta de futebol, o clássico Gre-Nal deste domingo, no Beira-Rio, foi um dos melhores dos últimos anos. Com a torcida adversa e contra um grande time, o Grêmio venceu por 3 a 2 dando um grande passo rumo ao título do Estadual 2011.
O alagoano Júnior Viçosa, duas vezes, e Leandro marcaram os gols que deram ao Tricolor a vitória no primeiro jogo da decisão.
PRIMEIRO TEMPO:
Ainda sofrendo com a perda de vários jogadores no Departamento Médico, o Tricolor entrou em campo com Vilson na zaga e Escudero no meio campo. No ataque, Renato optou por Júnior Viçosa e Leandro, uma escolha que se mostraria decisiva no decorrer dos 90 minutos.
O Grêmio começou em cima. Aos 4 minutos, cobrança curta de escanteio na direita. Douglas cruzou no primeiro pau. Leandro desviou de cabeça e quase surpreendeu Renan, que saltou e mandou para escanteio uma bola que ia morrendo no ângulo direito. Boa chance do Grêmio!
No lance seguinte, Gilson teve a chance e chutou na zaga. No rebote, Fernando, da entrada da área, carimbou Bolatti.
O Inter respondeu aos 8 minutos, e fez aquilo que o Grêmio não conseguiu fazer nas oportunidades que teve: o gol. D´Alessandro cruzou da esquerda. Rafael Sóbis ajeitou para Andrezinho mandou colocado, no canto direito de Marcelo Grohe.
O Tricolor teve a chance de empatar aos 10 minutos: Douglas roubou a bola de Bolivar no campo de ataque gremista. Fez o passe para Júnior Viçosa, que entrou livre pela direita. O atacante gremista tentou driblar Renan que se atirou aos pés do jogador gremista para fazer a defesa e salvar o Internacional.
Aos 16, Escudero arriscou da entrada da área, mas Renan mandou para escanteio.
Cinco minutos depois, o Inter teve a chance de ampliar. No contra-ataque, Andrezinho recebeu livre, dentro da área, e só não marcou porque Marcelo Grohe fez grande defesa salvando o Tricolor.
No lance seguinte, aos 25, brilhou outra vez a estrela de Grohe: Damião fez jogada individual e rolou para Kleber, entrando pela esquerda. O chute foi à queima-roupa e o goleiro gremista fez a defesa mandando para escanteio.
Aos 36, o Grêmio chegou mais uma vez com a possibilidade de empatar o jogo. Mário Fernandes fez grande jogada pela direita e entregou para Escudero que apenas escorou para Júnior Viçosa, livre, entrando pela área. Ele deu um leve toque para desviar de Renan, mas a bola saiu à esquerda, pela linha de fundo. Uma grande chance!
Não demoraria muito tempo para o atacante gremista se recuperar da oportunidade desperdiçada. Aos 38 minutos, chegou o empate: Fernando pegou a bola na intermediária e tocou para Rochemback que mandou para dentro da área. Em posição regular, Viçosa apareceu livre, de surpresa. Renan saiu desesperadamente para fazer a defesa, mas, com um leve toque de cabeça, o goleador gremista chegou antes do goleiro e mandou para as redes! Empate tricolor!
O Grêmio cresceu, dominou os últimos minutos, mas o primeiro tempo ficou mesmo no 1 a 1.
SEGUNDO TEMPO:
O Grêmio retornou para o segundo tempo com a mesma equipe e com o objetivo de decidir a partida logo no início.
Na saída de bola, aos 35 segundos, o Tricolor chegou à virada: Leandro desceu com ela dominada pela direita. Tabelou com Júnior Viçosa, que devolveu com perfeição, invadiu a área e, na chegada da marcação, deu um leve toque com o bico da chuteira para mandar cruzado, no canto direito de Renan!
Golaço! Grêmio 2 a 1!
Além de conseguir o gol da virada, o Grêmio passou a dominar a partida.
Aos 15 minutos, Rodolfo sentiu uma lesão e teve que deixar o gramado para entrada de Neuton. A primeira substituição feita por Renato.
Aos 17, depois de uma cobrança de falta ao lado da área, pela esquerda, Oscar pegou uma sobra e chutou rente ao poste esquerdo de Marcelo Grohe.
No minuto 23, Renato chamou Lúcio e colocou no lugar de Douglas na segunda mudança do Grêmio.
No lance seguinte, Oscar tabelou com Andrezinho e chutou por sobre a meta de Grohe.
O Grêmio respondeu os 27. Lúcio fez grande jogada individual e lançou Escudero entrando livre pela esquerda, na cara de Renan. O argentino deu um toque a mais e Nei salvou.
Aos 33, Renato promoveu a última substituição no Tricolor. Colocou Lins no lugar de Leandro.
Três minutos depois, Kleber pegou uma sobra ao lado da área, pela esquerda. O cruzamento foi no segundo pau, na cabeça de Leandro Damião. O toque não foi forte, mas a bola desviou em Gilson e entrou no canto esquerdo de Marcelo Grohe. Empate do Inter no final.
Tudo indicava que, jogando em casa, o Inter se tiraria para o ataque em busca da vitória. Foi exatamente o que aconteceu, mas o Grêmio ficou com a possibilidade do contra-ataque.
Aos 41 minutos, Lúcio lançou da intermediária, por cima da zaga, buscando Júnior Viçosa. O goleador gremista viu o goleiro adiantado e, mesmo de fora da área, mandou de cabeça. A bola encobriu Renan, que vinha saindo para fazer a defesa, e entrou devagar, no fundo das redes!
A terceira festa gremista no Beira-Rio!
Grêmio 3 a 2!
Aos 44, segurando o resultado, Escudero evitou um contra-ataque e acabou expulso pelo árbitro da partida.
Os donos da casa ainda tentaram um abafa no final, mas sem levar perigo!
Grande vitória gremista no primeiro jogo da decisão!
O jogo de volta será no próximo domingo, às 16h, certamente com um Olímpico lotado.
FICHA TÉCNICA:
INTERNACIONAL 2 X 3 GRÊMIO
Estádio: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Data/hora: 8/5/2011 – 16h
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison (RS) e José Javel Silveira (RS)
Cartões amarelos: Tinga, Rodrigo, Bolatti, Bolívar, Nei (INT); Fernando, Neuton (GRE)
Cartões vermelhos: Escudero, 44’/2ºT (GRE)
Gols: Andrezinho, 8’/1ºT (1-0); Júnior Viçosa, 38’/1ºT (1-1); Leandro, 1’/2ºT (1-2); Leandro Damião, 36’/2ºT (2-2); Júnior Viçosa, 41’/2ºT (2-3)
INTERNACIONAL: Renan, Nei, Bolívar, Rodrigo e Kléber; Bolatti, Tinga, Andrezinho e D’Alessandro (Oscar, 14’/2ºT); Rafael Sóbis (Cavenaghi, 14’/2ºT) e Leandro Damião. Técnico: Falcão
GRÊMIO: Marcelo Grohe, Mário Fernandes, Vilson, Rodolfo (Neuton, 15’/2ºT) e Gilson; Fábio Rochemback, Fernando, Escudero e Douglas (Lúcio, 23’/2ºT); Leandro (Lins, 33’/2ºT) e Júnior Viçosa. Técnico: Renato Gaúcho.