O primeiro título do Circuito Mundial de Vôlei de Praia na temporada 2011 é do Brasil. Nesta SEXTA-FEIRA (22.04), as pentacampeãs Juliana e Larissa venceram o esperado duelo com as bicampeãs olímpicas Walsh e May, dos Estados Unidos, por 2 sets a 1 (21/16, 15/21 e 15/12) e subiram ao lugar mais alto do pódio na arena montada da Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), fazendo a alegria da torcida verde-amarela que lotou as arquibancadas da quadra central.
Este é o terceiro título consecutivo da dupla brasileira nas areias da capital federal pelo Circuito Mundial. Em 2009, Juliana e Larissa levaram a melhor sobre Kessy/Ross, dos Estados Unidos, e na temporada passada bateram Goller/Ludwig, da Alemanha. Este foi o 37º título das brasileiras na história da competição. Elas são as recordistas de conquistas, com duas medalhas de ouro a mais que Walsh/May.
“Era a final que esperávamos e nos preparamos para isso. Vencemos primeira batalha, mas ainda não ganhamos a guerra que será esta temporada. Nossa comissão técnica nos colocou para treinar contra homens de 1,90m e graças a eles conseguimos dar conta nesta final”, comemora Juliana.
A vitória na decisão interrompeu uma série invicta de 80 partidas das norte-americanas no Circuito Mundial. Foi o quinto triunfo das brasileiras sobre as rivais, que venceram outras 12 das 17 partidas que já realizaram contra Juliana e Larissa.
“Estava muito quente, senti o calor, mas nós não iríamos desistir nunca. A Juliana me ajudou muito nos momentos de dificuldade e conseguimos sair deles. Uma parceria de verdade é assim. Nos unimos dentro da quadra e superamos todas as adversidades”, explica Larissa.
Na disputa de terceiro lugar, as campeãs mundiais Jennifer Kessy e April Ross, dos Estados Unidos, venceram as compatriotas Fendrick e Hanson por 2 sets a 0, parciais de 25/23 e 21/19, e garantiram o terceiro posto do pódio.
Com a conquista, Juliana e Larissa largam na frente na corrida pela classificação aos Jogos Olímpicos de Londres, com 600 pontos obtidos pelo título. O período de classificação se estenderá até o dia 17 de junho de 2012, quando será definido o número de representantes que cada país terá em Londres. Além do Circuito Mundial, que distribuirá 16 vagas em cada naipe, também fazem parte do processo classificatório as Copas Continentais, com cinco vagas, e o Pré-Olímpico Mundial, com duas. A vaga restante é reservada para a Grã-Bretanha, país-sede dos Jogos de 2012.
Da capital federal, as duplas brasileiras seguem diretamente para Sanya, cidade chinesa que receberá a segunda etapa feminina da temporada 2011 do Circuito Mundial. A estreia do Brasil na competição será na madrugada de QUARTA-FEIRA (27.04), com Ângela/Lili disputando o qualifying. No dia seguinte, mais três parcerias verde-amarelas entrarão em ação: Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Maria Clara/Carolina.