×

Esporte

Juliana e Larissa conquistam mais um ouro e igualam recorde de conquistas

Juliana e Larissa se igualam a Ricardo e Emanoel

Em um dia de festa brasileira em Klagenfurt, as multicampeãs Juliana e Larissa adicionaram mais uma medalha de ouro do Circuito Mundial de vôlei de praia e uma marca histórica à galeria de conquistas da dupla. As campeãs pan-americanas levaram a melhor na final brasileira do Grand Slam da Áustria, neste SÁBADO (31.07), derrotaram Taiana/Vivian por 2 sets a 0 (21/13 e 21/19) e conquistaram a 34ª medalha de ouro da parceria, igualando o feito dos campeões olímpicos Ricardo e Emanuel como recordistas de títulos entre as duplas brasileiras na competição.

Subindo ao lugar mais alto do pódio juntas pela 34ª vez em 80 etapas disputadas, Juliana e Larissa se credenciam agora a bater o recorde absoluto de títulos da competição, que pertence às norte-americanas Walsh e May, que conquistaram juntas 35 medalhas de ouro.

Com o título conquistado nas areias austríacas, a dupla deu mais um passo importante rumo ao pentacampeonato do Circuito Mundial, já que soma agora 5.260 pontos, contra 4.580 das vice-líderes Talita e Maria Elisa. Atuais campeãs mundiais, Jennifer Kessy e April Ross, dos Estados Unidos, contabilizam 4.500.

Juliana e Larissa tiraram proveito dos erros das compatriotas no primeiro set da decisão e logo abriram 13/6 após Taiana atacar na rede. No fim, Larissa atacou com precisão para fechar em 21/13.

O segundo set foi mais equilibrado e a dupla vice-campeã chegou a ter vantagem em 10/8, após um ponto de saque de Taiana. Com três pontos consecutivos, as campeãs pan-americanas retomaram a vantagem e permaneceram à frente até o final, quando Larissa explorou o bloqueio e marcou 21/19, fechando o jogo.

Em Klagenfurt, Juliana e Larissa garantiram o título com sete vitórias consecutivas. Antes da decisão, elas derrotaram as alemãs Goller e Ludwig por 2 sets a 1 (19/21, 33/31 e 15/11). Por outro lado, Vivian e Taiana, que saíram do country-cota, venceram dez partidas consecutivas até chegarem à decisão. O último triunfo veio diante das donas da casa Montagnolli e Hansel, na semifinal: 26/24 e 21/17.

Na disputa de terceiro lugar, Goller e Ludwig superaram a dupla austríaca por 2 a 0 (21/15 e 23/21) e também garantiram lugar no pódio do quinto Grand Slam do ano.

A próxima parada do Circuito Mundial será na cidade polonesa de Stare Jablonki, sede do sexto e último Grand Slam da temporada internacional. Vivian e Taiana não terão tempo para descanso, pois já na SEGUNDA-FEIRA (02.08) disputarão o country-cota com Ângela/Val, Ana Paula/Tatiana e Luana/Lili. Por outro lado, Juliana e Larissa estão garantidas no torneio principal, assim como Talita/Maria Elisa e Maria Clara/Carolina, e só jogarão a partir de QUARTA-FEIRA (04.08).