Ygor Vieira de Figueiredo deve integrar a 17ª Vara Criminal da Capital
Após cerca de 1 ano e 7 meses de atuação em Penedo, o magistrado Ygor Vieira de Figueiredo, titular da 4ª Vara Criminal da Comarca, deixará a cidade para integrar a 17ª Vara Criminal da Capital, que tem competência exclusiva para processar e julgar delitos praticados pelo crime organizado e jurisdição em todo território alagoano.
De acordo com o magistrado, a remoção acontecerá até no máximo final de fevereiro atendendo ao desejo pessoal do juiz que assumiu a 4ª Vara Criminal de Penedo, de 3ª entrância, após ter sido promovido pelo até então presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, José Carlos Malta Marques, devido aos relevantes serviços prestados.
“Estou sendo removido a pedido meu. No entanto, continuarei a atuar diretamente em Penedo porquê irei integrar a Vara de Crime Organizado e ela tem competência em todo o estado. Vários casos daqui, tramitam lá, por exemplo, aquela última operação onde mais de 20 pessoas foram presas e aquela outra do roubo de celulares na festa de Bom Jesus. Nosso trabalho vai continuar cada vez mais forte”, declarou o magistrado em conversa com a redação do aquiacontece.com.br.
A notícia da remoção do magistrado pegou a todos de surpresa. Isso porque durante sua atuação em Penedo, o juiz agiu sempre com eficiência, presteza e humildade para com os serventuários do fórum, advogados, policiais, delegados, vítimas e até mesmo com os acusados e sempre esteve à disposição das forças de Segurança Pública na emissão de mandados judiciais, independentemente de dia e/ou horário.
Vale lembrar que a 4ª Vara Criminal de Penedo será premiada na solenidade do Juízo Proativo, promovida pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). No total, setenta e três unidades judiciárias do estado serão agraciadas, mas entre as Varas Criminais, a de Penedo foi a melhor colocada. A aferição das Varas e Juizados que atingiram o padrão de excelência foi feita de dezembro de 2014 a novembro de 2015 e levou em conta indicadores como taxa de congestionamento, produtividade, agilidade no julgamento, tempo médio de sentenças, entre outros.
A comunidade penedense espera que o juiz que assumirá a titularidade da 4ª Vara Criminal em Penedo dê seguimento ao trabalho iniciado pelo magistrado Ygor Vieira de Figueiredo, pois somente com a união das forças policiais com a sociedade e o Poder Judiciário poderemos ter um lugar mais tranquilo para viver, onde a impunidade não prevaleça.
