O juiz e historiador, Claudemiro Avelino de Souza, será mais uma vez homenageado em Alagoas. Dessa vez, o magistrado de Penedo receberá o prêmio “Notáveis da Cultura Alagoana de 2022”, na categoria pesquisador, em uma solenidade que será realizada na próxima quinta-feira, 26 de janeiro, em Maceió.
A iniciativa é do empreendedor cultural e escritor Carlito Lima, da Associação Cultural Alagoa do Sul, que criou a premiação em 2005 com o nome de Prêmio Espia, em um escracho bem humorado aos prêmios de fim de ano, que têm meramente interesse monetário, com o livre comércio de homenagens a empresários, políticos ou gente influente.
A entrega da 13ª edição do prêmio “Notáveis da Cultura Alagoana” acontecerá a partir das 17 horas, na Barraca Pedra Virada, na Ponta Verde. No local, também acontece a 19ª Festa do Pôr-do-Sol, com a Filarmônica Aconchego, do município de Marechel Deodoro, entre outras atrações.
O juiz Claudemiro Avelino de Souza é bacharel em História pela Universidade Federal de Alagoas, membro da comissão do Centro de Cultura e Memória do TJAL, membro efetivo do Instituto Histórico Geográfico de Alagoas (IHGAL), da Academia Alagoana de Letras e Artes de Magistrados e da Academia Maceioense de Letras.