A imagem vencedora retrata o contraste social no primeiro mundo
Claudemiro Avelino de Souza, juiz da cidade ribeirinha e vice-presidente Sociocultural da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), venceu o II Concurso Nacional de Fotografia, realizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O anúncio da premiação foi divulgado na última sexta-feira (11).
O magistrado conquistou o Grande Prêmio da AMB com a Foto “Ocre 101”. Segundo ele, a imagem descreve o contraste social no primeiro mundo, enfatizando a crise econômica pela qual passa o povo espanhol. A foto foi feita em março deste ano, em Barcelona, durante viagem do magistrado a alguns países da Europa.
Sobre o nome que intitula a foto, o juiz explica que Ocre é uma terra fina que contém argila e apresenta várias tonalidades tirantes a amarelo ou vermelho, pardacentas da terra. Na fotografia, são revelados esses tons e realçados com a luminosidade do local.
Os trabalhos vencedores serão expostos no V Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje), que será realizado entre os dias 24 e 26 de outubro, em Florianópolis.
Premiação
O segundo lugar do concurso ficou com o juiz do Rio Grande do Norte, Bruno Lacerda Bezerra Fernandes, com a Foto “Caronete 15563” e a terceira colocação com o magistrado de Minas Gerais Tiago Pinto, que concorreu com a Foto “A União e a tradição dos valores amadurece a serenidade e fortalece a paz 113”. Os três vencedores serão premiados pela AMB com a inscrição gratuita no Enaje e um pacote de viagem individual, que inclui passagem aérea e hospedagem, para participarem do evento. Os outros 37 pré-selecionados receberão menção honrosa.
Os trabalhos inscritos foram analisados por uma comissão formada por especialistas em fotografia. Fizeram parte da comissão os desembargadores Luiz Fernando Tomasi Keppen, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), como presidente; Cláudio de Andrade, também do Tribunal de Justiça do Paraná, como membro associativo; e Carlos Ramos Stroppa, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), como membro convidado.
A seleção contou ainda com a presença do juiz Rosalvo Augusto Vieira da Silva, vice-presidente da Secretaria de Cultura da AMB. Os jurados avaliaram os temas, a luz e os elementos de cada foto.
