×

Alagoas

Juiz Claudemiro Avelino lança obra literária em celebração aos 132 anos do TJ/AL

Evento aconteceu nesta quarta, 10 - Foto: Reprodução

Evento aconteceu nesta quarta, 10 – Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira, 10, o juiz de Penedo, Claudemiro Avelino, lançou seu livro “Alagoas Colonial” como parte das comemorações pelos 132 anos de instalação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).

O evento, que aconteceu na sede da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), localizada no bairro do Farol, em Maceió, foi promovido pelo Centro de Cultura e Memória (CCM) do TJ/AL.

De acordo com o juiz Claudemiro Avelino, o livro “Alagoas Colonial” é o resultado de mais de uma década de pesquisas e estudos. A obra retrata sete processos judiciais do século XVIII, encontrados nos arquivos da Comarca de Marechal Deodoro, sendo os mais antigos registrados em toda Alagoas.

“Esses processos foram escolhidos pelo seu teor significativo. No livro, apresentamos o próprio processo e também a transcrição paleográfica dos termos encontrados,” explicou o juiz Avelino.

O processo mais antigo documentado no livro data de 1723. Além disso, o livro oferece diversas curiosidades da época, servindo como um importante instrumento para a paleografia, área que estuda a escrita antiga.

O livro “Alagoas Colonial” estará disponível no Centro de Cultura e Memória (CCM), localizado no centro de Maceió. Há também um projeto em andamento para que a obra seja disponibilizada no site do TJ/AL, ampliando o acesso aos interessados na história da justiça alagoana.

"; n.innerHTML = "window._taboola = window._taboola || [];_taboola.push({mode:'alternating-thumbnails-a', container:'taboola-below-article-thumbnails', placement:'Below Article Thumbnails', target_type: 'mix'});"; insertAfter(t, e); insertAfter(n, t) } injectWidgetByMarker('tbmarker');