A falta de planejamento é o que provoca o caos no trânsito de Maceió. Foi o que afirmou o deputado Judson Cabral (PT) durante pronunciamento feito na sessão ordinária desta quarta-feira, 14. “É lamentável o que vem ocorrendo em Maceió, no que diz respeito à desordem instalada no trânsito e transporte urbano. Transporte é planejamento, é engenharia e, sobretudo, respeito às leis de trânsito”, disse ele.
O parlamentar contou que quando se dirigia ao Parlamento na tarde de hoje, uma carreta de cerca de 20 metros de comprimento, pertencente a uma transportadora, estava estacionada na esquina da Rua do Imperador com a Barão de Maceió, no Centro, atrapalhando o trânsito. “Isso reflete uma cidade onde não se respeita as leis, onde não se estabelece a cidadania. Isso é lamentável. Há pouco tempo a SMTT recebeu ao menos 20 viaturas para, exatamente, evitar fatos deste tipo. Será que não existe nenhum guarda para fiscalizar?”, observa o petista, informando que a carreta tem placa da cidade de Curitiba/PR. “Tenho certeza que, em Curitiba, isso não ocorre. Porque lá, certamente, há respeito às leis de trânsito. E aqui nós somos desrespeitados. Aquele motorista que parou a carreta jamais faria isso fora dos horários de carga e descarga, estabelecidos em todas as capitais”, destacou.
Em aparte, o deputado Sérgio Toledo (PDT) parabenizou o petista pelo tema, observando que o assunto é de interesse de todo alagoano. Com relação aos abusos cometidos no trânsito de Maceió, o pedetista citou o grande número de veículos estacionados em frente ao prédio do antigo Produban e ao Comando Geral da Polícia Militar, no Centro da cidade
Além de Sérgio Toledo, o deputado Jeferson Morais (DEM) também foi solidário ao pronunciamento do petista. Este último cobrou uma maior fiscalização por parte do órgão administrador do trânsito de Maceió.