×

Política

Judson Cabral critica situação precária de escolas públicas

As condições precárias das escolas públicas de Alagoas foi o tema escolhido pelo deputado Judson Cabral (PT) durante pronunciamento na Assembleia Legislativa. “Desabamentos e escolas interditadas. O lamentável de tudo isso é que isso ocorre num governo que está no mandato há cinco anos, onde recursos federais foram colocados à disposição”, disse o parlamentar, lembrando que o Estado recebeu um volume considerável de recursos, através do Programa Geração Saber do governo federal.

Ele cobrou um posicionamento do atual gestor da Secretaria de Estado da Educação e Esporte. “Nos surpreende essas informações chegadas, porque quando um telhado de uma escola vem a desabar por causa de infiltrações é porque ele está, há muito tempo, sofrendo essas avarias”, observou Cabral, referindo-se à escola estadual Dom Constantino Leurs, em Campo Alegre, no Agreste alagoano, cujo teto desabou no último dia 4, ferindo 15 pessoas.

“Não podemos permitir que isso aconteça, até por uma questão de segurança. Esse é um problema que nos chama a atenção e cobramos agilidade do governo para resolvê-lo”, cobrou o petista.

O líder do governo, deputado Edval Gaia (PSDB), rebateu as críticas do colega de parlamento afirmando que o governador Teotonio Vilela Filho está preocupado com a situação da educação no Estado e tem feito bastante investimento na área. Sobre o acidente ocorrido na escola de Campo Alegre, Gaia disse que a mesma foi reformada em 2005, na gestão do governo anterior. “O governador Teo Vilela tem feito um investimento muito grande na educação, promovendo a melhoria de todos os índices do Estado: analfabetismo, evasão escolar e fazendo investimentos, como novas salas de aulas, de material didático e também digital”, defendeu Gaia.