O judoca Davi Loureiro, 14, chegou a Porto de Pedras, no último final de semana, como favorito para conquistar o tetracampeonato alagoano de judô na categoria Sub-15, meio pesado (64 kg). Ele confirmou o que todos esperavam e contabiliza mais um título na sua carreira vitoriosa. O atleta, considerado uma revelação do esporte, faz parte do grupo de talentos que tem o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi/AL).
Após ser medalha de ouro no alagoano, ele parte para um desafio maior. Na próxima quinta-feira, 18, o menino viaja para a cidade de Bauru (SP) onde foi convidado para representar a equipe do Sesi local em uma competição. Depois, Davi vai a São Paulo e iniciará a preparação para a seletiva do Pan-americano, que acontece em fevereiro de 2011. Na capital paulista ele fica até 7 de dezembro.
Além de ganhar mais experiência, o jovem alagoano que iniciou a carreira aos oito anos de idade pode acrescentar novos títulos ao currículo. Entre os títulos que já conquistou estão o bronze nos JEB’s (Jogos Escolares Brasileiros) e em competição no Minas Tênis Clube; a prata no Brasileiro regional e nacional e no Campeonato Sul-americano.
O destaque em competições nacionais e internacionais tem rendido convites ao garoto, que cultiva o sonho de voltar a integrar a Seleção Brasileira de Judô e de participar dos Jogos Olímpicos. As portas estão se abrindo para ele. “Já existe uma possibilidade de Davi ir morar fora [de Alagoas] para treinar em um grande clube”, conta com orgulho o pai, Alexandre Loureiro.
O judoca já passou uma semana treinando em São Paulo, Mogi das Cruzes e no Palmeiras, onde foi convidado para treinar em 2011. O apoio do Departamento Regional do Sesi tem sido muito importante para que Alagoas revele mais um talento esportivo. “Como as viagens são muito caras, o Sesi tem sido muito importante para conseguirmos bons resultados no Brasil e no exterior”, afirma Alexandre Loureiro.