×

Alagoas

Juceal recebe visita de representantes da Junta Comercial

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) recebeu, nesta quinta-feira (09), visita técnica da terceira Junta Comercial somente neste ano. Desta vez, representantes do órgão potiguar de registro vieram ao estado alagoano para conhecer o sistema Junta Digital e os detalhes da implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Realizada na sede da Juceal, em Maceió, a reunião foi conduzida pelo presidente do órgão, Carlos Araújo, e pelo gestor da Redesim em Alagoas, Kleber Pereira. No encontro, os diretores explicaram as fases de implantação do projeto no estado, iniciado em 2011, e a necessidade de mudança de postura de todos os envolvidos para o que o sistema funcionasse perfeitamente. Alagoas foi a primeira unidade federativa do país a implantar e habilitar a Redesim em todos os municípios.

“A Redesim não depende somente de sistemas digitais e tecnologias avançadas, mas, sobretudo, de um foco na parte comportamental. Para o seu sucesso, um novo sistema depende de técnicas de gestão”, explicou Kleber Pereira ao relatar a experiência de trabalhar com os órgãos parceiros e os 102 municípios.

Segundo os representantes da Junta Comercial do Estado do Rio do Norte (Jucern), um dos principais motivos da visita era possibilitar uma otimização de ação para que erros e problemas encontrados na implantação de Alagoas não acontecessem na experiência do estado potiguar. Mesmo com a Redesim iniciada há dois anos, o Rio Grande do Norte tem apenas 50% de seus municípios habilitados no projeto.

Além da Redesim, o funcionamento do sistema Junta Digital, que permite o fluxo digital dos processos empresariais, também foi discutido. Com configurações semelhantes às encontradas em Alagoas, o sistema será implementado no próximo mês, no Rio Grande do Norte.

“O Junta Digital é um grande passo para a Jucern, mas para melhor funcionamento, temos também que promover a digitalização de todos os processos em nosso estado. É um ponto observado em Alagoas que nos interessa, até como o próprio sistema de certidões. Precisamos simplificar a nova entrada de processos e também facilitar o acesso aos antigos”, explicou o vice-presidente da Jucern, Cassius Pereira Barreto.

Representando o órgão potiguar de registro, além de seu vice-presidente, participaram da visita a presidente, Sâmya Faraj Linhares, e a secretária-geral, Clecimar Oliveira Maia.

Além da Jucern, as Juntas Comerciais do Maranhão e do Tocantins foram os outros órgãos de registro que realizaram visita para conhecer os serviços da Juceal em 2015.