A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) recebeu, nesta semana, mais uma visita técnica de órgão de registro de outra unidade federativa do país, o sexto apenas neste ano. Durante esta quarta-feira (10) e quinta-feira (11), representantes da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Norte (Jucern) conheceram todo o funcionamento do órgão alagoano, desde o fluxo processual até os serviços de suporte, além de participarem de reuniões para discussões sobre formas de como simplificar o registro empresarial.
No primeiro dia, a gerente de tecnologia da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas, Carolina Cavalcante, ministrou apresentação explanando as fases de implantação do sistema e contato com os órgão integrados. A gerente destacou o trabalho contínuo com órgãos e prefeituras para que o sistema realmente funcionasse e garantisse a comodidade pretendida ao cliente que, hoje, tem acesso através do Portal Facilita Alagoas.
“Eu definiria como uma romaria. Antes o cliente precisava rodar a cidade inteira, percorrendo de órgão a órgão para legalizar a sua empresa, trajeto que demorava até seis meses. Ele preferia ficar ilegal com tanta despesa e custo. Não valia a pena. Hoje ele faz esse contato através do Facilita”, ressaltou Cavalcante ao falar do portal que abrange órgãos como Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Secretaria da Fazenda.
Presente no encontro, a secretária do vice-presidente da Jucern, Cristiana Silva, falou sobre o portal semelhante ao Facilita usado no estado potiguar, chamado Redesim (ambos foram desenvolvidos pela empresa Vox Tecnologia) e ressaltou alguns problemas que devem ser adequados pela experiência vista em Alagoas. O arquivo da Jucern não está totalmente digitalizado, o que, segundo a servidora, gera atrasos quando os clientes solicitam a atualização cadastral nos processos de alteração. A não habilitação de todos os municípios à Redesim é outro fator que não permite o funcionamento completo do sistema.
No segundo dia, os representantes potiguares conheceram cada setor da Juceal, acompanhando o fluxo processual, agora, com o recém implantado Junta Digital, observando desde o atendimento até o deferimento e registro online. Discussões com os analistas quanto à forma como se verifica o processo online e adequação de suporte direcionado à Redesim foram os principais pontos abordados.
Para o secretário-geral da Jucern, Diogo de Carvalho Protásio, a visita foi proposta para que os servidores do órgão potiguar pudessem observar o trabalho realizado na Juceal, assim como a utilização dos sistemas online.
“O nosso sistema foi implantado recentemente por isso precisávamos conhecer a experiência de um órgão com mais tempo de utilização do serviço e assim diminuir problemas iniciais e práticos. O nosso sistema também conta com portal de acesso aos clientes e rede semelhante ao Junta Digital, por isso trouxemos um servidor de cada setor e como iniciamos agora, esperamos adaptar a nossa realidade a de outros”, explicou.
Além da Junta Comercial do Rio Grande do Norte, representantes dos órgãos de registro de Tocantins, Sergipe, Paraná, Santa Catarina e Pará já visitaram a Juceal em 2014.
