Em sua sétima e última edição deste ano, a Oficina para Contadores e Empresários, promovida pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), foi realizada nesta quarta-feira (7) com o intuito de compartilhar as novas funcionalidades do Portal Facilita Alagoas e aproximar os serviços da Juceal de seus clientes.
Na abertura do evento, as boas-vindas ficaram por conta da gerente de políticas públicas do Sebrae/AL, Renata Fonseca, e do secretário-geral da Juceal, Edvaldo Maiorano, que saudaram a presença dos participantes, destacando que o relacionamento estreito com os contadores e empresários é de interesse das entidades para fomentar cada vez mais o desenvolvimento econômico do Estado.
Enfatizando o passo a passo para registro empresarial, durante a apresentação o gerente de suporte do Portal Facilita Alagoas, Edmundo Lins, exibiu um histórico dos serviços oferecidos pela Juceal antes e depois do sistema, o preenchimento dos requerimentos empresarias e dicas técnicas de melhor acesso à ferramenta – interface da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
Em seguida, o assessor da Redesim em Alagoas, Ralf Albuquerque, apresentou as últimas funcionalidades ofertadas neste ano no Portal Facilita Alagoas. No primeiro momento, o assessor abordou o registro totalmente on-line por meio do contrato eletrônico e ainda falou sobre os processos vinculados entre matriz e filiais.
Segundo Albuquerque, as oficinas realizadas durante o ano mediram a atuação do serviço da Juceal para com seus contribuintes, além de ser uma das melhores vias de aproximação com seu público.
“É no momento da oficina que conhecemos a realidade dos empresários e contadores. As coisas boas e que precisam ser melhoradas nos serviços que ofertamos à população. É por meio desta troca de informação que estamos evoluindo cada vez mais em busca de melhorias para o registro e a legalização empresarial em Alagoas”, ressaltou o assessor.
Afirmando estar sempre presente nas oficinas, o assistente contábil Givanildo Ferreira participou ativamente com questionamentos e sugestões durante o evento. Para Ferreira, a aproximação da Juceal com os usuários é o maior beneficio das oficinas.
“Principalmente quando temos essa proximidade, conhecemos a necessidade do órgão e o órgão conhece a nossa. Isso tem o real efeito positivo, é muito importante para o nosso dia a dia de trabalho, afinal, estamos juntos pela mesma caminhada. Sempre tem coisas novas, como também duvidas, e, é nesse espaço, que juntos, caminhamos para frente”, pontuou.
A sétima edição da oficina também contou com a presença do coordenador de projetos da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego de Alagoas (Sete), Beda Díaz, que abordou as vantagens para o empresário ao utilizar os serviços e banco de dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Com temas voltados para simplificar o entendimento de empresários, profissionais e estudantes sobre os serviços previstos na Redesim, a Oficina para Contadores e Empresários está entre as ações programadas pela Juceal para o próximo ano.
