A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) promoveu na última semana uma sequência de reuniões visando à discussão quanto à implantação do fluxo processual na forma totalmente digital. Os encontros foram estabelecidos entre servidores do órgão alagoano de registro e representantes da empresa Vox Tecnologia, responsável pelo desenvolvimento do Portal Facilita Alagoas e do sistema gerenciador, o SigFácil.
Divididas em sessões que aconteceram nas últimas quinta e sexta-feira, as exposições abordaram desde a mudança no fluxograma, estabelecendo o novo caminho do processo nos setores da Juceal, até exemplificações de como os clientes protocolarão os documentos sem a necessidade de deslocar-se à sede do órgão.
O sistema online desenvolvido tem a denominação de Junta Digital, que tem previsão de lançamento marcada para primeiro de outubro. Além de garantir a opção da protocolização online, permitirá a total automatização do fluxo processual, onde não será mais necessário o uso de documento físico entre os setores. Segundo o presidente do órgão de registro, José Lages Júnior, as análises, deferimentos e autenticação dos processos também estarão disponíveis no SigFácil, possibilitando maior controle de dados, produtividade e economia de tempo.
De acordo com Kleber Pereira, assessor especial da Juceal, as reuniões foram programadas para que cada setor do órgão de registro tivesse contato com o novo sistema e indicasse sugestões para o aperfeiçoamento e simplificação da ferramenta.
“É uma forma de iniciar a capacitação e detectar erros e alterações que serão corrigidas para que o sistema seja colocado em funcionamento. Para o servidor, haverá maior agilidade, unificando funções e diminuindo o tempo do processo dentro da Junta. Para o cliente, a praticidade, podendo protolocar os documentos sem sair de casa. Estas reuniões foram o primeiro passo para então seguirmos com um treinamento prático com todos os servidores”, explica.
Há 28 anos na Junta Comercial, o diretor de registro do órgão, José Correia Torres, relata a forma como os processos transitavam e eram analisados – manualmente – e compara com o desenvolvimento do fluxo processual, chegando até o novo sistema online. “Ficou mais rápido e seguro, sem risco de perda de processo. Modernização que traz benefícios aos servidores e clientes com mais agilidade nos procedimentos”, comentou o diretor do setor responsável pela análise dos documentos.