×

Brasil/Mundo

Juceal finaliza treinamento de órgãos para uso do Ambiente Conveniadas

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) finalizou a capacitação de todos os órgãos que estavam pendentes para uso das funcionalidades do sistema Ambiente Conveniadas. O treinamento com os servidores autorizados pelas entidades foi realizado pelos colaboradores do Departamento de Tecnologia da Informação da Juceal. Ao total, foram 23 órgãos das esferas municipal, estadual e federal. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT/AL) e o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) foram as últimas instituições visitadas.

A capacitação foi iniciada em setembro de 2012, pretendendo que os usuários entendessem as funcionalidades do Ambiente Conveniadas e fossem cadastrados na Juceal. O sistema funciona por meio de convênio entre a Junta Comercial e órgãos do estado de Alagoas, além de entidades de outras esferas que necessitem de informações referentes ao banco de dados do órgão de registro empresarial.
O último treinamento foi realizado para funcionários da Subdireção Geral do TJ/AL. De acordo com Gean Carlos, responsável do setor pela organização junto aos servidores, a explicação sobre o manuseio do sistema foi satisfatório e de fácil entendimento.

“A capacitação foi bastante interativa e até bem simples. Precisamos sempre verificar a regularidade dos processos de empresas que participam das licitações, das quais o nosso setor é responsável pelas finalizações. Por isso o acesso a estas informações é tão importante”, frisa Gean.

Os órgãos conveniados abrangem desde entidades de fiscalização, como o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE) – com 149 funcionários habilitados -, até instituições do governo, como o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) – com 86 funcionários habilitados. São, ao todo, 670 usuários cadastrados para acesso ao banco de dados, dentre os 23 órgãos.

Todas as entidades assinam termo de responsabilidade quanto ao uso das informações. O documento é padrão e fora previamente aprovado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e pelo governo de Alagoas.

A solicitação para acesso às informações da Juceal era feita, anteriormente e totalmente, mediante ofício. Existiam cerca de 2 mil ofícios pendentes de análise em 2011 e o número de documentos que chegavam anualmente aproximava a faixa de 4 mil. Com a plena implementação do sistema Ambientes Conveniadas, em 2013, o número de ofícios anuais baixou para cerca de 700.

Para o diretor da Tecnologia da Informação da Juceal, José Álvaro de Oliveira, responsável pela plataforma web, o sistema foi elaborado para evitar burocracia, demora e dúvidas quanto às informações fornecidas, já que os conveniados têm acesso online aos processos assim que autenticados e digitalizados na Juceal.

Quanto à última capacitação, o diretor exaltou mais um treinamento feito com sucesso. “Os funcionários do TRT e TJ/AL, que visitamos por último, foram habilitados sem nenhum problema e todos compreenderam as funcionalidades do sistema”, destaca.

“O Ambientes Conveniadas é simples, prático e estável, por isso o fácil entendimento. Com o cadastro feito, que incluem alguns dados como CPF, órgão e departamento, o usuário recebe um link de acesso ao sistema. No endereço, ele pode realizar pesquisas de processos, assim como fazer solicitação de processos que ainda não foram digitalizados”, explica em continuação o diretor.