Ministro da Cultura, Juca Ferreira
A secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Vera Lúcia Barbosa, veio até Brasília, na tarde de terça-feira (27), para pedir o apoio e a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, durante as celebrações da Década Internacional de Afrodescendentes, que ocorrerão em Salvador (BA) no dia 20 de novembro. A data foi proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 2013, e teve começo no dia 1º de janeiro deste ano, com término em 31 de dezembro de 2024.
O principal objetivo da Década Internacional consiste em promover o respeito, a proteção e a realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de afrodescendentes, como reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A Década permitirá que as Nações Unidas, Estados-membros, sociedade civil e outros atores relevantes se juntem aos afrodescendentes e tomem medidas efetivas para a implementação do programa de atividades, com o espírito de reconhecimento, justiça e desenvolvimento.
Também participaram da reunião os diretores da Fundação Cultural Palmares, Igor dos Prazeres e Anderson Quack, e os deputados federais Valmir Assunção (PT/BA) e Luiz Caetano (PT/BA).
