×

Penedo

Jovens penedenses vão participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro

O grupo ?Servos de São José?, formado por oito fiéis se preparou durante um ano para ver o Papa Francisco

A fé move montanhas e encurta distâncias. A maior prova desse dito popular são os cerca de vinte jovens penedenses que vão participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece na cidade do Rio de Janeiro. O evento que ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, marca a primeira visita internacional do Pontífice, líder da Igreja.

E para falar sobre a viagem, as expectativas e os preparativos que duraram cerca de um ano, passamos toda à tarde de sábado (20), na companhia do grupo de jovens, ‘Servos de São José’, formado por sete garotos e uma garota. Eles estão de malas prontas e passagem aérea comprada para participar do maior evento católico para jovens do mundo. A jornada acontece a cada três anos, em diferente país.

No último encontro, que ocorreu em Madri, na Espanha, em 2011, o Papa Bento XVI, no último dia anunciou que em 2013, a Jornada Mundial da Juventude seria no Brasil. É o que explica o jovem Rodrigo Rafael, líder do grupo, que agora vai participar da sua segunda Jornada, essa no Rio de Janeiro. “Na última Jornada em 2011 estive em Madri, participando desse grande momento de fé. Participei dessa edição com o apoio de todos os membros do nosso grupo. Foi um grande momento quando Bento XVI anunciou naquela ocasião, que o escolhido para sediar a próxima Jornada seria o Brasil”, contou.

Para Rodrigo, participar desse evento religioso é gratificante, momento de renovação, de fé. “Todo jovem católico sonha em vivenciar, participar da Jornada Mundial da Juventude. É momento de renovação, de fé. Um evento em que várias línguas se unem com um único objetivo, Nosso Senhor”, explicou o líder do grupo de jovens.

Em meio aos oito fiéis, existem menores. Para que eles pudessem ir ao evento, Rodrigo Rafael precisou assinar um termo judicial se responsabilizando pelos quatro adolescentes, durante os nove dias que irão passar por São Paulo e Rio de Janeiro.

Roberto Miranda - aquiacontece.com.brCustos para uma estadia de nove dias, com passagem por São Paulo

Para cada membro do grupo ter que ir a Jornada Mundial da Juventude, foi preciso desembolsar a quantia de R$ 1.700. Custos que desde 2012, eles batalham para conseguir. No pacote, passagem área, pousada e refeições. Para chegar ao valor, o grupo vendeu rifas, colocou banquinhas de lanches em quermesses, vendeu água mineral e ainda passou entre amigos, familiares e políticos de Penedo, o ‘Livro de Ouro’, onde quem assina, contribui com um determinado valor.

Eles ainda conseguiram somar aos custos, a renda adquirida com a venda do livro – YOUCAT – Fé expressa numa linguagem comum. É uma obra voltada aos jovens. O livro é baseado no Catecismo da Igreja Católica, com prefácio assinado pelo Papa Bento XVI. Cada volume foi vendido por R$ 10, onde eles ganhavam 50% por cada venda e os outros 50%, era repassado para a Diocese de Penedo.

Recomendações do Ministério da Saúde

Vários órgãos do Governo Federal fizeram recomendações. Cada um dentro do seu âmbito. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), fez várias recomendações para os motoristas. Já o Ministério da Saúde, determinou diante da grande quantidade de fiéis de várias partes do mundo, que os jovens tomassem vacinas e portassem o cartão em que comprova a imunização. Os membros do grupo tomaram vacina contra: Hepatite B; H1N1; Tríplice Viral; Febre Amarela e Antitetânica.

Imagem esculpida por um penedense

Os ‘Servos de São José’ pretendem entregar uma lembrança ao Papa Francisco. Eles pediram ao escultor Timaia para entalhar uma imagem de São Francisco de Assis. “Outro grande objetivo nosso é tentar chegar perto do Pontífice e entregar a imagem de São Francisco de Assis, uma pequena lembrança de nossa Penedo”, prometeu Rodrigo Rafael.

Os oito penedenses, dos cerca de vinte que estão indo participar da Jornada Mundial da Juventude, partem nesta madrugada de segunda-feira (22), para Aracaju, onde vão fazer escala em São Paulo. O grupo vai participar da primeira missa presidida pelo Papa Francisco no Brasil, que será no santuário de Nossa Senhora de Aparecida.

Roberto Miranda - aquiacontece.com.brAnsioso por participar de um grande evento religioso

Fazem parte do grupo de jovens ‘Servos de São José’: Rodrigo Rafael, Gustavo Barreto, Nicolas Teles, Vitor Oliveira, Darlan Fontes, Jonas Neto, Jayane Lima e Fransuá Henrique. Destes, o líder do grupo, Rodrigo, vai participar da sua segunda Jornada. Ele esteve na edição de Madrid, na Espanha. Os outros sete, participam pela primeira, não apenas de uma Jornada, mas sim, de um grande evento religioso. Momento que para Gustavo Barreto, é único.

“É tudo novo. Estou muito ansioso por este momento. Que essa Jornada seja a primeira de outras que iremos. Todos nós estamos preparados tanto espiritualmente como fisicamente. Há cerca de ano que a Jornada Mundial da Juventude começou para o grupo. Participamos de retiros, adorações e missas, tudo voltado para esse grande evento religioso”, concluiu Gustavo Barreto. Acrescentando que na volta, o grupo inicia os preparativos para participar da próxima Jornada que vai acontecer em 2016. O país, só vai ser conhecido apenas no último dia, com o anúncio oficial feito pelo Papa Francisco.