×

Sergipe

Jovens lançam marca de camisa por meio do projeto

No próximo dia 27 de outubro, às 17h, no Museu da Gente Sergipana, acontece evento, promovido pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (ITPI), em alusão ao lançamento de uma marca de camisetas idealizada por ilustradores formados pelo projeto ‘Arte Naturalista’, realizado com jovens do povoado Crasto, em Santa Luzia do Itanhi. A ação consolida o processo de estruturação da marca.

O projeto atrai jovens carentes da região, com objetivo desenvolver o ensino de arte, estimular a geração de renda local e promover a educação ambiental. “O projeto proporcionou um novo significado do mangue para a sociedade, através da beleza das ilustrações feitas por jovens talentosos de Santa Luzia do Itanhi, promovendo novas perspectivas de vida e de renda para eles, que agora atuam como transformadores sociais na região”, destaca Saulo Barretto, coordenador do IPTI em Sergipe.

Durante a participação no projeto “Arte Naturalista”, os ilustradores Ubiratan Teixeira, Matheus Glaudiston, João Antônio e Genisson Cardoso resolveram formar uma parceria empreendedora no mundo da moda, nascendo daí a marca de camisetas “Casa do Cacete”. Utilizando a técnica de estamparia em silk screen, as camisetas são produzidas com desenhos feitos por eles e abordando a estética do manguezal.

A proposta foi selecionada como um dos três finalistas pela comissão julgadora do Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2016, na categoria ‘Natureza’, ocorrido recentemente. Ela conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Para o secretário Chico Dantas, tem sido gratificante ver os projetos e resultados concretos que têm sido apresentados em Sergipe por esses jovens, sob a coordenação do IPTI. “O Governo do Estado, se sente honrado com essas iniciativas que têm levado mais saberes aos municípios sergipanos. Além disso, o projeto “Arte Naturalista”, realizado pelos jovens de Santa Luzia do Itanhi, incorpora a expertise local e atualiza o potencial perceptivo das crianças e adolescentes do município”, afirmou.