A história de vida de 80 jovens de Maceió começou a ser reescrita no auditório do Senai. O Programa Vira Vida, desenvolvido pelo Sesi contando com a parceria de todas as instituições do Sistema S e o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), formou mais uma turma de jovens, que durante um ano participaram de cursos profissionalizantes e agora estão prontos para entrar no mercado de trabalho. Durante a cerimônia de formatura, a Semtabes fez a entrega simbólica da Carteira de Trabalho.
O Programa Vira Vida visa a promoção do enfrentamento de problemas sociais – como violência física e psicológica – vivenciados por jovens em todo o país, oferecendo capacitação profissional, acompanhamento psicossocial e fortalecimento dos vínculos familiares.
Em Maceió, o ViraVida já beneficiou 265 jovens, destes 103 já estão no mercado de trabalho. Na turma formada ontem, mais de 20% da turma conseguiu emprego, contando com a intermediação do Sine da Prefeitura de Maceió.
“Nós emitimos as carteiras de trabalho de todos os participantes do projeto e estamos trabalhando no apoio para que eles consigam ingressar no mercado de trabalho. Além disso, estamos estudando a possibilidade para que os jovens desse programa que não conseguirem preencher alguma vaga de emprego, de imediato, possam ser inseridos nos projetos da secretaria”, destacou Vanessa Beltrão, diretora de Trabalho e Emprego da Semtabes.
Cada turma do Programa Vira Vida passa por um ano de curso, com quatro horas de aula todos os dias e cada aluno recebe uma bolsa de R$500,00, sendo que R$ 100 ficam retidos em poupança para que no final do curso eles possam investir na própria apresentação para entrevistas de emprego, além de demais cursos de qualificação profissional.
Thaís Erilaine foi uma das jovens que se formou nesta turma, mas que já está trabalhando, graças à intermediação do Sine da Prefeitura.
“O programa sem dúvida mudou minha vida, me deu oportunidades que talvez eu não tivesse. Passei meses entregando currículo e nunca consegui nada. Agora, graças ao programa e à parceria com o Sine já estou há dois meses trabalhando como operadora de telemarketing e me sentindo motivada. Sei que vou crescer na empresa e quero conseguir mais e mais”, disse Thaís.
“É gratificante para nós sermos parceiros de um programa como esse que dá a oportunidade das pessoas mudarem suas vidas. Se cada um de nós, cidadãos, empresários e instituições públicas dermos nossa parcela de contribuição poderemos fazer um país melhor”, complementou emocionada, Vanessa Beltrão.
Ednaldo Vieira, de 20 anos, foi um dos beneficiados pelo programa ViraVida, formado na primeira turma, em 2012, e este ano, comandou a noite como mestre de cerimônia.
Ele, que hoje é universitário do curso de Comunicação Social, conta que o programa mudou a sua vida e lhe mostrou que é possível mudar qualquer realidade.
“Sempre tive uma história de vida marcada pela exclusão, pelo preconceito. Só uma pessoa da minha família me acolheu. Moro numa comunidade periférica onde a realidade é dura e não nos motiva a buscar as coisas boas. Por meio do programa, tive uma nova perspectiva de vida. Aproveitei a oportunidade, me esforcei fui um dos primeiros a ser empregado.
Nos planos de Ednaldo Vieira está um programa de TV voltado para jovens. “Quero conseguir colocar no ar um programa que aborde temas de interesse dos jovens para dar a voz e a vez que muitas vezes nós não temos. Estou buscando parcerias, mas acredito que vou conseguir colocar em prática este plano”, complementou.
Todos os alunos formados nessa turma, chamada Sayonara França, em homenagem a uma integrante que faleceu durante o curso, receberam certificado nas áreas de Promotor de Vendas, eletricista predial e operador de computador.
“Nós precisávamos dar a oportunidade aos jovens brasileiros. O que eles tiveram aqui foi um direito que todo jovem, todo cidadão brasileiro deve ter. Que possamos continuar mudando a vida das pessoas”, disse o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Gilberto Carvalho.
O diretor da Fiea, Alberto Cabus, reforçou a importância da equipe do programa e dos parceiros. “Destaco e parabenizo toda a equipe que fez este programa aqui em Maceió. Estes alunos vão sair daqui com uma vida nova. Digo a cada um que não esqueça do dom que receberam. Aproveitem para fazer da vida uma nova oportunidade. O apoio da família também é de suma importância nesse momento”, finalizou Alberto.
