Peça retratou a realidade de meninos que trabalham nas ruas
A abertura da Semana do Bebê, realizada na Rua Fechada na Pajuçara no último domingo (23), contou com a participação e crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O grupo de teatro, referenciado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Selma Bandeira, apresentou a peça ‘Crianças no Semáforo’.
A peça retratou a triste realidade de meninos e meninas que trabalham nas ruas. Cinco personagens representaram jovens que se encontram em situações de vulnerabilidade nas avenidas de Maceió – público prioritário dos programas socioassistenciais da Semas. O espetáculo também destacou que lugar de criança é na escola e nos núcleos dos Serviços de Convivência.
Durante a Semana do Bebê, a Semas realizará várias atividades nos bairros da capital, com uma ação itinerante do Cadastro Único (CadÚnico), apresentação de Teatro de Fantoches, palestras, ações relacionadas a cuidados na primeira infância e direitos da criança e dos adolescentes, e ação lúdica com foco na cultura de paz e atividade cultural nos Cras, no Parque Municipal e em escolas da rede municipal nos bairros do Jacintinho, Ipioca, Cidade Universitária, Bebedouro e Vergel do Lago.
A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, lembrou que, por meio do Serviço de Convivência, vários jovens conseguiram abandonar tarefas ligadas ao trabalho infantil. “A Semana do Bebê é mais uma oportunidade para que os nossos meninos e meninas se apresentem e mostrem o talento deles num evento voltado para garantir o direito a sobrevivência e ao desenvolvimento das crianças”, disse.
As unidades do Serviço de Convivência da Semas atendem cerca de mil crianças e adolescentes nos cinco Centros de Convivência e é uma das principais ferramentas para crianças e adolescentes, encontrados em situação de trabalho infantil, desenvolverem atividades culturais e de lazer no contraturno escolar.
