Os núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), localizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), incentivam os jovens a conhecer mais sua cultura e tradições. Neste mês de abril, quando se comemora o Dia do Índio, o Cras Selma Bandeira realizou palestra e dinâmica de grupo falando sobre importância dos índios na formação cultural brasileira.
A educadora social da unidade, Raquel Brandão, fez um resgate histórico e abordou questões sociais e econômicas dos primeiros habitantes do Brasil. Os jovens ainda tiveram noções sobre dança e instrumentos musicais indígenas. Na parte prática da atividade, os adolescentes confeccionaram um mural com informações sobre o tema, produziram cocares e artefatos indígenas e fizeram desenhos baseados em livros sobre a colonização portuguesa.
Segundo a coordenadora do Cras Selma Bandeira, Ana Lúcia Nogueira, os adolescentes participaram ativamente dessa atividade. “Eles se envolveram muito com esse tema, prestaram bastante atenção e fizeram muitas perguntas. Além de relembrar o Dia do Índio, é uma forma de explanar a formação da cultura brasileira”, ressaltou.
No Cras Selma Bandeira, diariamente, são desenvolvidas atividades com grupos de crianças, adolescentes, idosos e de mulheres. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) mantém 15 Cras em funcionamento em Maceió. O Cras Selma Bandeira funciona na Quadra P, s/n, Conjunto Selma Bandeira – 2ª rua à esquerda, após a Base Comunitária da PM).
