Catorze jovens que sofriam com a vulnerabilidade social agora enxergam a luz da esperança, por meio do programa ViraVida, uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi. Eles integram duas turmas dos cursos de Padeiro e Confeiteiro ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Centro de Educação Profissional Napoleão Barbosa, situado no Tabuleiro do Martins.
A mudança comportamental e a elevação da autoestima são evidentes, conforme atesta acompanhamento psicológico promovido pelo programa. “Os alunos já passaram por uma carga horária de aulas teóricas de 20h, para conhecimento do perfil profissional, das habilidades que são desenvolvidas nas profissões, dos hábitos de higiene na manipulação dos alimentos, assim como postura comportamental e disciplina”, afirma a instrutora da área de Alimentos do Senai Alagoas, Gabriela Queiroz.
Ela destaca que a evolução tem sido satisfatória. “Hoje, ouvimos de alunos que chegaram ao curso sem esperança e visão do futuro, que já conseguem sonhar com o seu próprio negócio. Eles querem ser uma referência para a família e para sociedade, um motivo de orgulho”, acrescenta a instrutora.
Segundo ela, os jovens almejam construir uma carreira profissional e crescerem nela, o que tem refletido na recuperação da autoestima. “Percebemos que eles passaram a se valorizar, acreditando que são capazes de chegar aonde desejam, basta querer, a possibilidade está em suas próprias mãos”, ressaltou.
“Agora estou diferente, mudada e com visão do meu futuro de trabalho”, afirma E.L.T.S., que diz ter passado por uma mudança de vida durante o curso. C.I.M.S. já se interessava pela área de Alimentos, mas não tinha perspectivas de vida. Ela abraçou a chance oferecida pelo ViraVida. “Nunca imaginava que um dia teria oportunidade como essa. Pretendo fazer faculdade de gastronomia, montar o meu buffet e realizar os sonhos com muito orgulho”, estabeleceu.
De menina introvertida, Y.W.S. conta que hoje já consegue falar em público. “Minha família notou a mudança e meu interesse em querer ser alguém na vida. Antes de entrar no curso não tinha essa visão, não ligava para nada e nem para os estudos. Hoje, eu consigo até sonhar, me esforço bastante e é uma oportunidade única na minha vida, que tenho que agarrar com as duas mãos”, revela.
Nesse momento, os alunos estão finalizando o módulo prático de Confeitaria, onde aprendem a fazer doces, bombons, salgados fritos, salgados de forno, tortas, rocamboles e bolos decorados. O módulo prático de Panificação terá início no próximo dia 8 de agosto. Ao todo, o projeto de educação profissional para essas turmas na área de Alimentos é de oito meses, no Senai.
ViraVida – Por meio de parceria entre as entidades do Sistema S (Sesi, Senai, Senac, Sebrae, Sesc, Sest/Senat, Senar e Sescoop), órgãos governamentais e não-governamentais, o ViraVida trabalha na inserção social de jovens que estão em vulnerabilidade em relação a situações de abuso e exploração sexual.
A iniciativa do Conselho Nacional do Sesi promove a elevação da escolaridade, profissionalização, cuidados com a saúde, fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além da inserção no mercado de trabalho.
