Objetivo do curso é contribuir para formação da população
A Secretaria Municipal da Assistência Social de Piaçabuçu realizou nesta sexta-feira (23), a cerimônia de entrega dos certificados aos jovens que participaram da 1ª turma do Curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios, desenvolvido pelo Programa Juventude Empreendedora da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego de Alagoas.
O objetivo do Curso é contribuir para formação de jovens empreendedores de Piaçabuçu, para inclusão no empreendedorismo e abertura de novas ideias na região. A meta do Programa é que após o Curso, os jovens estejam prontos e preparados para abrir seu próprio negócio.
A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no Internato Joaquim Aristóteles em Piaçabuçu, com presença dos 52 jovens concluintes, pais, secretários municipais e Secretário Estado trabalho e emprego. Durante a cerimônia, alguns jovens prestaram seus agradecimentos por meio de apresentações e depoimentos.
“Estamos satisfeitos com o resultado conquistado. Ao longo de todo o Projeto incentivamos e despertamos o ímpeto empreendedor desses novos jovens que se dedicaram de forma intensa nessa primeira etapa do Programa Juventude Empreendedora”, explicou Sergio Figueredo, Secretário Estado trabalho e emprego.
“Tivemos a oportunidade de trocar muitas ideias com estes jovens durante o período em que estiveram cursando o projeto. Isso tudo demonstra o potencial deles e nos incentiva a cada vez mais promover ações neste sentido em nossa cidade, afirmou Renata Jully, secretária municipal de Assistência Social.
“É muito significativo recebemos desses jovens o reconhecimento da nossa dedicação e compromisso, valeu a pena proporcionar para eles essa alegria”. declarou o prefeito Dalmo Santana Júnior.
Para os jovens, as aprendizagens do curso foram múltiplas e agradeceram a prefeitura e governo do estado.
Projeto
O projeto vai selecionar cinco mil jovens, que receberão capacitação de 160 horas em empreendedorismo. Visa dar oportunidade ao jovem de se tornar dono do próprio negócio, ampliando as condições de crescimento na renda e na realização pessoal.
Os jovens serão selecionados entre 18 a 29 anos de todo o Estado. Para participar, o candidato deve ter o ensino médio completo.Após a fase de seleção, os jovens vão participar de uma capacitação e qualificação em empreendedorismo. Em seguida, eles deverão apresentar um plano de negócio de acordo com a realidade de cada um.
Dez por cento desses planos de negócios serão escolhidos por uma comissão nomeada pela Secretaria do Trabalho.Cerca de 500 projetos mais viáveis estarão recebendo assistência técnica através do Sebrae Empreendedor Individual – SEI e vão receber, por parte da Desenvolve – Agência de Fomento do Estado – um aporte financeiro entre R$ 800 e R$ 15 mil, que seja necessário para o negócio.
