Cerca de 120 adolescentes, entre 15 e 17 anos, participantes do Programa Mais Educação de Maceió (PME), estiveram reunidos nessa segunda-feira (27), no auditório da Escola Municipal de Governo, no Centro, no II Encontro de Jovens de 15 a 17 anos do Programa Mais Educação.
Foram convidados a participar alunos de Rio largo e São Miguel, com o objetivo de fazer uma interação entre os participantes, que eram estudantes, professores, gestores de escolas e representantes das instituições que executam o PME, com o foco em desenvolver a escola e a metodologia ideal para os alunos.
Nesse segundo encontro, sob o tema os Desafios dos Jovens do Século XXI, foi convidado Italo Dutra, diretor de Currículo e Educação Integral do Ministério da Educação (MEC), para conduzir os estudantes na discussão sobre seus Projetos de Vida, uma das metodologias do programa, visando reduzir a distorção idade/série, o que estimula os jovens a desenvolver suas habilidades de acordo com seus interesses pessoais.
“Nós, MEC e secretarias, junto com os professores, só podemos fazer algo por vocês (estudantes), se vocês decidirem que desejam. Vamos oportunizar o que for preciso para que vocês alcancem seus projetos de vida”, reforçou Dutra, que foi trouxe para o debate o perfil do jovem do século XXI e seus principais desafios.
A secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dorea, seguiu a mesma linha de Dutra e também estimulou aos estudantes, cuja maior parte está fora de faixa. A gestora fez um apelo aos jovens. “Sei que há muitos problemas de diversas ordens. Mas faço um apelo, não deixem de estudar. Sem estudo, não há como ter um futuro sem Educação”, aconselhou.
Estimulados pelo desafio, os estudantes assistiram atentamente palestras sobre os jovens e as mídias sociais, ministrada pela equipe de Comunicação da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), sobre como ingressar no Instituto Federal (Ifal) e ouviram sobre os cursos oferecidos pelo Senac e outros programas e projetos que estimulam a formação.
Para Edileuza Maciel, coordenadora do Mais Educação em Maceió, o grande propósito desse encontro é mostrar aos jovens que estão, por algum motivo, retidos no fundamental, possam continuar sonhando em chegar ao ensino médio, técnico e superior.
Diversão e aprendizagem
De forma muito lúdica, o encontro foi conduzido. A Trupeduque da Semed fez um cerimonial bem diferente e, a o som do pandeiros, envolveu os estudantes. A equipe de Comunicação da Semed não deixou por menos. Com um tema tão atual quanto as ansiedades os estudantes, os jornalistas Adriana Thiara Oliveira, Delane Barros e Janaina Farias promoveram uma debate onde abordaram as vantagens e desvantagens do uso das redes sociais no ambiente escolar.
A equipe do Coletivo Coca-Cola encerrou a programação com uma dinâmica de escuta. Entre uma atividade lúdica e outra, órgãos como Secretaria de Educação, Ifal e Senac apresentaram as possibilidades para quem tem desejo de continuar estudando.
