×

Brasil/Mundo

Jovens atletas têm nova oportunidade para receber Bolsa-Atleta

Jovens atletas que praticam esportes e ainda não têm patrocínio poderão se inscrever, a partir de segunda-feira (7), para concorrer a vagas na segunda etapa do Programa Bolsa-Atleta. Os esportistas poderão fazer as inscrições até 5 de junho, pelo site do Ministério do Esporte. O valor da bolsa varia de R$ 1.850 (para torneios fora do país) e R$ 925,00 (para eventos realizados no Brasil).

Após o cadastro, eles terão 30 dias para enviar ao ministério a documentação exigida. A seleção dos atletas será baseada nos resultados das competições mundiais ocorridas no ano passado, em cada modalidade. Apenas será selecionado o atleta que for classificado entre os três primeiros colocados.

De acordo com a Portaria Nº 95, publicada na sexta-feira (4), no Diário Oficial da União, podem participar apenas os esportistas das modalidades que não compõem o programa de Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Essa segunda etapa do Programa Bolsa-Atleta conta com 59 diferentes modalidades, como handebol de praia, hóquei, aquathlon, bicicross, futsal de cegos, caratê shotokan, kung fu, esqui aquático, rúgbi e futebol de areia, entre outras.

Segundo dados do Ministério do Esporte, a primeira seleção ocorreu em março de 2012 e foram contemplados 4.243 atletas de 53 modalidades que compõem os programas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

O secretário de Esporte de Alto Rendimento da pasta, Ricardo Leyser, diz que “o programa tem contribuído fortemente para a carreira esportiva, dando apoio aos atletas brasileiros para se desenvolverem. Os recursos financeiros podem ser utilizados em viagens, compra de equipamentos e treinamentos intensivos”.

Os atletas contemplados devem obrigatoriamente prestar contas do dinheiro recebido e seguir os critérios do programa para não perder a assistência financeira.