×

Maceió

Jovens atendidos pela Semas participarão do Turismo do Saber

Projeto tem o objetivo de divulgar a cidade Maceió

Crianças e adolescentes – assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) -, terão a oportunidade de participar do Projeto Turismo do Saber, promovido pela Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur). O projeto tem o objetivo de divulgar a cidade Maceió, mostrando a importância da atividade turística para professores e estudantes rede pública municipal.

Segundo Ana Corado, coordenadora do projeto, essa é uma forma de inserir o estudo do turismo nas escolas para estimular a participação da comunidade no desenvolvimento turístico, além de divulgar os atrativos de Maceió.

“A realização de projetos como este vão ao encontro das políticas públicas do município de proteção e promoção do seu patrimônio, cultural, histórico e natural, sendo exemplo de inclusão social. Desta forma, quem gosta de Maceió terá cada vez mais oportunidades para demonstrar esse sentimento”, ressaltou a coordenadora.

O Projeto Turismo do Saber é voltado para alunos da rede pública municipal do 5º ano do Ensino Fundamental. De acordo com a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, muitas dessas crianças são atendidas também nos núcleos do Serviço de Convivência da Semas.

“No horário oposto ao da escola elas frequentam os grupos do Serviço de Convivência e participam de atividades socioeducativas, esportivas e de lazer, visando o fortalecimento de vínculos, a trocas de experiências, incentivando a socialização e a convivência comunitária. Esse projeto é mais oportunidade para que elas conheçam melhor e amem mais a sua cidade”, destacou a secretária.

Nesta terça-feira (12), aconteceu a aula inaugural do projeto com 60 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Silvestre Péricles, do bairro do Pontal da Barra, e contou com a presença do Prefeito Rui Palmeira. O Projeto Turismo do Saber acontecerá também nos bairros do Vergel, Cambona, Pajuçara, Cruz das Almas e Ipioca.

Além da parte teórica, as crianças e os professores visitarão pontos turísticos da cidade, como a orla da Ponta Verde, as esculturas da praia, o totem Eu Amo Maceió e o Parque Municipal, acompanhados de uma guia de turismo e por profissionais da Semptur. Os jovens também participarão de um concurso cultural com o tema “Eu Amo Maceió”, concorrendo a vários prêmios.