A estudante Priscila Alves, da Escola Estadual Santos Dumont, de Rio Largo, vai representar Alagoas na edição 2024 do Programa Jovem Senador, que começa nesta segunda-feira (5), em Brasília, estendendo-se até o próximo dia 9.
O programa Jovem Senador ocorre anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais de todo o Brasil a oportunidade de conhecerem a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro. Durante uma semana, eles representam seus estados como Jovens Senadores e vivenciam a rotina de um parlamentar, apresentando inclusive projetos de lei.
Experiência transformadora
Priscila Alves foi selecionada por meio do concurso de redação que teve como tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Ela, que recentemente integrou o grupo de 50 estudantes que participaram do programa de intercâmbio Daqui pra o Mundo, na Inglaterra, disse estar surpresa com o resultado.
“Ainda estou em choque. Me dediquei bastante para fazer a redação, mas não esperava que ela fosse ganhar tamanha repercussão. Estou muito feliz e grata em saber que todo esforço valeu a pena”, diz ela.
Segundo Leandro Lima, gerente especial de Programas e Projetos da Rede Estadual, a experiência no Senado é um divisor de águas para a vida dos estudantes. “Programas como esse colocam os alunos como protagonistas e os incentivam a participar de maneira efetiva da nossa construção política. Isso é importantíssimo, porque, afinal, eles são o futuro do nosso país”, frisa.
Posse
Nesta segunda-feira, os 27 jovens senadores serão empossados para a Semana de Vivência Legislativa do Programa Jovem Senador no Senado Federal. A cerimônia, na qual também ocorrerá também a eleição da mesa, começará às 10h30 no plenário da casa. Durante a semana, eles participarão de atividades que incluem a experiência da vida parlamentar, visitas guiadas, palestras e simulações legislativas.
Agência Alagoas