×

Alagoas

Jovem Embaixadora alagoana relata experiência do intercâmbio nos EUA

O Aeroporto Zumbi dos Palmares foi palco, no último dia 29, de uma grande manifestação patrocinada por professores, estudantes, amigos e familiares para recepcionar a estudante Thaciane Costa, alagoana de Arapiraca que vivenciou uma experiência extraordinária em sua vida. Ela foi a representante de Alagoas no Programa Jovens Embaixadores e passou, junto com outros 44 estudantes brasileiros, 26 dias nos Estados Unidos.
A recepção teve de tudo: música, aplausos, abraços, faixas e cartazes, em uma calorosa festa digna de astros e artistas de renome internacional. Uma verdadeira legião de fãs e admiradores da sua terra natal, Arapiraca, e de outras cidades estiveram no aeroporto em caravana para rever a estudante Thaciane. “Não esperava tamanha recepção e tantos amigos durante meu retorno ao Brasil”, espantou-se a jovem arapiraquense.

Com uma simpatia singular, dedicada, inteligente, prolixa e com um fácil domínio do inglês, Thaciane foi selecionada por possuir o perfil de engajamento social, numa acirrada disputa que contou com a participação de 7.500 estudantes de todo Brasil. “Foi uma experiência tão proveitosa e enriquecedora que já estou com saudade daquele País e da família que me adotou”, foram as primeiras palavras ditas por Thaciane em sua casa, ao lado dos pais.

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa da embaixada americana que beneficia alunos de escolas públicas brasileiras com um intercâmbio nos Estados Unidos, por um período de duas semanas.

A estudante alagoana foi ‘adotada’ pela família Nord e, acostumada com o calor nordestino, conheceu de perto o que é o frio da cidade de Seattle, no Norte dos Estados Unidos.

A comitiva brasileira, composta por 45 alunos de escolas públicas de vários estados brasileiros, desembarcou em Washington no dia 4 de janeiro e foi recepcionada pela secretária de Estado do Governo americano, Hilary Clinton, na Casa Branca, sede oficial do Governo.

Gilvado Santos, pai de Thaciane, que é professor de Geografia por formação, autodidata no idioma Inglês e o maior incentivador da jovem embaixadora em sua vida escolar, não esconde o orgulho da filha. “Essa conquista é muito gratificante para nossa família, fruto do seu esforço e dedicação. Sem dúvida, é o início de uma trajetória vitoriosa que Thaciane terá em sua vida”, afirmou.

O professor e pai de Thaciane explica que o que aprendeu em Inglês em casa, por meio de livros que seriam descartados, transmitiu para suas três filhas como preparatório para as provas do vestibular. “Hoje, de professor, passei a ser aluno das próprias filhas”, afirma Gilvado, com um largo sorriso de satisfação.

Thaciane relata que a experiência nos Estados Unidos será muito valiosa para sua formação, além de ser uma oportunidade que todo estudante – principalmente das escolas públicas – deveria vivenciar. “A troca de experiência entre culturas diferentes é de uma valia extraordinária e levarei para o resto da minha vida como aluna e como pessoa”, reconhece a jovem embaixadora.

A estudante da Escola Estadual Costa Rego, em Arapiraca, destaca ainda que seu valioso convívio com uma família americana lhe rendeu bons frutos para sua formação. “A rotina da família onde fiquei hospedada não foi alterada para que a gente pudesse conhecer seus costumes”, afirma. Segundo ela, a família americana é muito acolhedora, hospitaleira e espontânea.

Projetos
Durante sua permanência nos Estados Unidos, Thaciane pode conhecer de perto vários projetos desenvolvidos em diferentes áreas. Como destaque, ela elenca quatro pontos: Sistema de reciclagem, projetos voluntários, educação e a família. “São iniciativas que terei a oportunidade de repassar dentro da minha comunidade”, atesta.

O sistema de reciclagem, como explica a estudante, é simples e começa em casa com material sólido e orgânico. “Esse trabalho ecologicamente correto que conheci, deverá ser colocado em prática aqui no Brasil tanto nas residências, como nas escolas. Será uma das minhas metas para implantação na comunidade”, assegura Thaciane Costa.

A jovem embaixadora também destaca o modelo de educação adotada pelos americanos, que utilizam recursos audiovisuais. Constam na grade curricular, aulas de músicas, de discurso, comunicação e a prática de esportes. Thaciane informa ainda que em cada escola existe uma orquestra para aulas de música, além de espaços esportivos como quadras, piscinas, campos e ginásios poliesportivos.

Como já atua com a família em projetos sociais da igreja que frequenta e ainda divide o tempo lecionando Inglês para crianças em uma escola do município, Thaciane fez visitas em várias ONGs para conhecer de perto as atividades desenvolvidas. A estudante também participou de alguns trabalhos voluntários na periferia de Washington, como restauração de parque, plantação de árvores e limpeza.

“A minha meta é intensificar, na comunidade de Arapiraca e nas escolas, o trabalho voluntário e mostrar a importância dessa atividade para formação pessoal. Vou buscar apoio do poder público para implantar essas atividades nos bairros da cidade”, confessa a jovem embaixadora Thaciane Costa.

A estudante vai ministrar uma palestra motivacional para estudantes da Escola Estadual Costa Rego, fazendo um relato de sua experiência vivida nos Estados Unidos. “Meu propósito é incentivar outros alunos a participarem do Programa Jovem Embaixador. Também quero transmitir o que aprendi naquele País”, ressalta Thaciane.

Em vários vídeos gravados para o programa ‘Caldeirão do Hulk’, Thaciane também terá uma participação mostrando os pontos turísticos americanos, onde atuou como correspondente. “Com essa experiência de TV já penso em fazer comunicação”, confessa.