O autor do crime que chocou a população do município de Simão Dias, localizado a 100 km da capital Aracaju, já foi identificado e apreendido. Trata-se de um adolescente de 17 anos, que era namorado de Elisângela Souza Santos, 14 anos, que foi estuprada e estrangulada no último domingo, 08.
A polícia chegou até o autor do crime após ser informada pela família da vítima que o adolescente que namorava com Elisângela passou a ter um comportamento diferente após o registro da morte da menor. Esse fato fez com que a polícia procurasse o suspeito que acabou confessando o crime em seu depoimento à polícia, alegando que agiu motivado por ciúmes.
O delegado que investiga o caso, Fábio Pimentel, declarou em entrevista à imprensa que o casal iniciou um relacionamento acerca de dois meses. Pessoas próximas ao casal informaram ao delegado, que eles brigavam muito e isso fez com que o relacionamento chegasse ao fim.
Abalado com as constantes discussões, o relacionamento do casal não era o mesmo, mas na última sexta-feira, 06, eles resolveram reatar o namoro. No entanto, conforme declarações da polícia, a adolescente acabou ficando com outro rapaz. O acusado soube e ao ir tomar satisfações com Elisângela ouviu dela a confirmação do ato e que ficaria com quantos garotos quisesse, pois não gostava mais dele.
Enfurecido e com ciúmes, o adolescente resolveu então acabar com a vida de Elisângela Souza, que foi encontrada morta em um terreno onde há uma casa em construção na Avenida Carlos Valadares, centro de Simão Dias, com sinais de estupro e estrangulamento, uma vez que seu sutiã estava amarrado em seu pescoço e sua calcinha na sua boca, para evitar que provavelmente a garota gritasse por socorro.
Ainda durante depoimento à polícia, o adolescente contou também que cometeu o crime sozinho.