O perito criminal José Cavalcante de Amorim Medeiros assume no próximo dia 21 o cargo máximo da direção do Instituto de Criminalística de Alagoas. A portaria de nomeação do novo diretor do IC será publicada na edição de segunda-feira (21) do Diário Oficial do Estado, onde também constará a exoneração de José Veras de Oliveira Neto, seu antecessor.
Para João Alfredo, diretor geral da Perícia Oficial, a mudança é um processo natural de renovação na administração pública. Ele destacou que o antigo diretor assumiu a função durante um período de transição de gestão e da implantação do plano Brasil mais Seguro, o que acalmou os ânimos e abriu o diálogo com os peritos. Já o novo gestor terá um papel diferente no aperfeiçoamento e no avanço do plano de trabalho do órgão.
“Tivemos grandes investimentos na perícia criminal de Alagoas, e precisamos avançar ainda mais. A escolha do novo gestor foi por entender que ele, Cavalcante, possui um perfil que se adequa para suportar as barreiras inerentes à função. Por isso, minha expectativa é que ele consiga, de forma mais enérgica, aumentar a produtividade do órgão”, afirmou.
Com 40 anos de idade, engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cavalcante ingressou na carreira de perito criminal através de concurso público em 2003. No ano seguinte, realizou o curso de formação na área na Academia de Ensino de Polícia Civil (Acadepol) da Paraíba e participou de diversos cursos e seminários na área de crimes e acidentes de trânsito, tornando-se membro da Força Nacional de Segurança Pública em 2011.
“Irei dar continuidade aos projetos, priorizar a construção da nova sede do IC e a realização do concurso público para contração de profissionais para o órgão. Após o concurso, lutarei pela implantação do projeto de descentralização dos serviços do IC, com a criação do núcleo de Arapiraca, como forma de agilizar a ida das equipes até o local do crime para fazer o exame pericial no interior do Estado”, destacou o novo diretor.
A posse do novo diretor do Instituto de Criminalística foi marcada também para segunda-feira, 21. A cerimônia será realizada na sede da Perícia Oficial, no centro da capital, onde também funciona o IC.
