A Secretaria do Estado da Cultura (Secult) está preparando mais uma edição do ‘Agosto Para Todos’, que acontece de 14 a 22 de agosto em comemoração ao mês do Folclore. Como parte das atividades programadas para o período, será realizada a oficina ‘Fotografando à Luz do São Francisco’, com o renomado fotógrafo sergipano José Caldas, em parceria com a Funarte e o Sergipe in Foco.
As aulas teóricas ocorrerão no Museu Histórico de Sergipe nos dias 15 e 16 de agosto, das 13h às 22h. As saídas para as aulas práticas na Foz do São Francisco serão nos dias 18 e 19, sábado e domingo. Já no dia 21 de agosto ocorrerá um encontro para apresentação dos resultados e avaliação da oficina. Os interessados podem efetuar a inscrição pelo telefone (79) 9971-6679, mas restam poucas vagas.
A partir desta oficina José Caldas pretende desenvolver nos alunos uma visão diversa sobre aquilo que é apresentado na mídia sobre essa região do país tão presente na vida dos sergipanos. A região do São Francisco também possui um significado especial para o fotógrafo, já que foi lá onde ele começou a fotografar há vinte e três anos.
Durante a oficina serão trabalhadas diversas temáticas e abordagens a respeito dos equipamentos utilizados pelo fotógrafo e da postura deste diante do universo a ser fotografado. Além disso, o fotógrafo dará diversas dicas e compartilhará suas experiências e histórias acumuladas durante suas andanças pelo Brasil.
Sobre o fotógrafo
Com 11 livros publicados, José Caldas é fotógrafo especializado em natureza e documentação geográfica. No início deste ao, ele esteve em Sergipe apresentando sua mais recente exposição ‘Brasil e a transformação da paisagem’, que percorreu diversos espaços, inclusive o Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão, e a Sala João Ribeiro, em Laranjeiras, unidades administradas pela Secult.
O fotógrafo reside no Rio de Janeiro e tem trabalhos publicados nas principais revistas e jornais brasileiros, além de fotos distribuídas internacionalmente através de agências de notícias e catálogos de imagens. Atua também com regularidade na área de fotografia institucional para empresas.
Caldas passou os últimos anos costurando o país de norte ao sul. Sempre à procura de lugares mais recônditos, para contar a história do homem e da paisagem brasileira. Além de 11 livros publicados, o fotógrafo coleciona diversos prêmios em mais de 20 anos de carreira. Além disso, é fundador e foi o primeiro presidente da Associação de Fotógrafos da Natureza (AFNATURA).