Na DRE 4 o evento tratou especificamente do Novo Ensino Médio
Com o tema “Currículo de Sergipe e Recomposição das Aprendizagens”, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) dá continuidade à programação da Jornada Pedagógica junto às diretorias regionais de educação, com ações formativas organizadas nos formatos presencial e híbrido. Nesta terça-feira, 8, gestores e professores das escolas estaduais do Leste Sergipano participaram de uma formação sobre o Novo Ensino Médio, que aconteceu no Colégio Estadual José de Matos Teles, em Japaratuba, com um público estimado de 80 pessoas.
A diretora do Departamento de Educação da Seduc (DED), professora Ana Lúcia Lima, que tem acompanhado as ações e dialogado com as equipes, explicou que cada DRE teve autonomia na organização das suas programações, contando com total apoio dos setores da Seduc. “Essa é uma jornada que foi pensada para priorizar esse momento presencial diretamente com os nossos diretores, coordenadores e professores para trabalharmos pautas importantíssimas que vão nos ajudar no planejamento do ano letivo 2022, com foco principalmente no currículo e na recomposição das aprendizagens, Novo Ensino Médio, mas não deixando de abordar a questão dos nossos indicadores, além do Alfabetizar pra Valer, o Programa Estadual de Correção de Fluxo/Sergipe na Idade Certa (ProSIC) e os resultados preliminares do Saese”, disse.
Na DRE 4 o evento tratou especificamente do Novo Ensino Médio, pauta que também tem sido priorizada entre as equipes escolares. “Esse é o momento de todos terem a noção de como executar a modalidade na prática, como os itinerários formativos, o quinto itinerário, que é uma grande novidade, e uma procura por parte dos estudantes porque a gente sabe que hoje é importante não só a formação propedêutica, mas também, sobretudo, a formação para o mercado de trabalho. Esse é um anseio dos jovens, e temos a certeza de que, com a implementação do Novo Ensino Médio, vamos chegar mais próximo do aluno e identificar a necessidade dele”.
Para a diretora do Centro Estadual de Educação Profissional Governador Marcelo Déda Chagas, em Carmópolis, professora Jerusa Magaly, quanto mais formação melhor. “A partir desses encontros a gente consegue alinhar o que quer ser alinhado e esclarecer todas as nossas dúvidas acerca das novas mudanças no Novo Ensino Médio. Como gestora de uma escola de educação profissional vejo o Novo Ensino Médio como uma oportunidade de estimular ainda mais as habilidades dos nossos alunos, proporcionando a escolha naquela área com que ele mais se identifica”.
A professora Josilene Cruz, que leciona Língua Portuguesa no Colégio Estadual Irmã Maria Clemência, em Capela, também falou do apoio que as formações proporcionam aos professores. “No que refere ao Novo Ensino Médio, esse encontro vai nortear nossas ações pedagógicas, ou seja, todo o nosso trabalho em sala de aula. É importante debater e dialogar nesse sentido para esclarecer as dúvidas que nós temos e tornar todo esse processo mais produtivo, fazendo com que o nosso aluno seja de fato o protagonista”.
Outro professor que comentou a importância do Novo Ensino Médio foi Marcos Medeiros, do Centro de Excelência João de Melo Pardo, em Divina Pastora. “A minha expectativa com o Novo Ensino Médio é muito boa. Há muito tempo a gente sente e percebe a necessidade de o ensino ser compatível com as expectativas da sociedade, do aluno e do mercado de trabalho. Nós que estamos no dia a dia do aluno, percebemos que eles anseiam por uma novidade, anseiam por algo que chame atenção e que seja criativo. Ao meu ver, essa modalidade tem esse potencial, não só pela oferta da parte diversificada dos itinerários formativos, mas também por conta da expansão e quebra de paradigma de que o estudante só vai ter uma educação de qualidade se ele tiver disciplinas apenas da formação comum da BNCC. As eletivas e os itinerários são um campo muito rico e produtivo para essa mudança, para essa aprendizagem significativa e de qualidade. Por esta razão eu acredito nessa modalidade, estou muito empenhado e acho que esse é um terreno muito fértil para crescer e avançar enquanto grupo, escola, estado e sociedade”.
A programação continua
Ainda nesta terça-feira, 8, foi realizado o Encontro Formativo Tecendo Saberes sobre inclusão: Autismo e deficiência intelectual, para professores de salas de recursos, o qual aconteceu de forma virtual. Outro evento do mesmo formato foi o primeiro Seminário Estadual do Programa Alfabetizar pra Valer, cujo público-alvo são as equipes regionais e municipais do programa. Nas DREs 7 e 9 a programação seguiu durante toda a manhã com demandas pedagógicas relacionadas ao ProSIC. Já a DRE 2 promoveu uma palestra de acolhimento socioemocional e um debate sobre pontos a serem trabalhados na Semana de Planejamento das unidades de ensino.
A Jornada Pedagógica se estenderá até o dia 11 de fevereiro. O cronograma completo dos próximos dias pode ser acessado no endereço: https://bit.ly/3uu7Sjg.
