As atividades em comemoração ao aniversário de Aracaju já começaram e seguem ao longo do mês todo. Na próxima quarta-feira, dia 18 de março, acontece a “Jornada de Estudos – A Cidade e sua História”, no Teatro João Costa, do Centro Cultural de Aracaju.
Organizado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), o evento começa a partir das 9h, e segue durante todo o dia com palestras de pesquisadores e professores que abordam vários temas relacionados ao município. As pautas variam entre a mudança da capital sergipana, a passagem do imperador por Aracaju, patrimônio cultural, patrimônio imaterial, cultura popular e a paisagem de Aracaju.
Durante a manhã, os interessados em conhecer mais sobre o município terão a oportunidade de assistir, gratuitamente, as palestras dos professores Fernando Ribeiro Soutelo, Verônica Nunes e Samuel Albuquerque. Já no turno da tarde, será a vez das professoras Ana Medina, Aglaé Fontes e Lú Spinelli que continuam com o debate sobre o valor e a riqueza cultural presentes nesses 160 anos de Aracaju.
Segundo a presidente da Funcaju, Aglaé Fontes, a Jornada de Estudo dará foco à história da cidade e à sua identidade cultural. “Dividido em dois momentos, um pela manhã e outro pela tarde, as pessoas vão ter a oportunidade de conhecer a nossa história através de especialistas na área cultural. É um momento montado para estudiosos da área, com uma metodologia dinâmica e gratuita”, diz.
A Jornada de Estudos é aberta ao público e acontece no dia 18 de março, a partir das 9h no Centro Cultural de Aracaju, localizado na Praça general Valadão, Centro de Aracaju. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (79) 3214-5387.
Confira a programação
“Jornada de Estudos – A Cidade e sua História”,
Manhã
9h – Abertura
9h30 – Prof. Fernando Ribeiro Soutelo – A mudança da capital
10h – Profª. Verônica Nunes (UFS) – Um olhar sobre o Patrimônio Cultural
10h30 – Prof. Samuel Albuquerque (UFS) – O atentado a paisagem de Aracaju
Tarde
15h – Profª. Ana Medina – O imperador e a Ponte
15h30h – Profª. Aglaé Fontes – Aracaju e a Cultura Popular
16h – Profª. Lu Spinelli – Dança: Patrimônio Imaterial
